Após incêndios florestais que devastaram a cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, a igreja California Southern Baptist Disaster Relief (SBDR) começou a fornecer refeições em um centro de assistência a desastres da área na última quarta-feira (15).
Além da distribuição de alimentos, a igreja enviou duas equipes de capelães para fornecer apoio espiritual aos sobreviventes dos incêndios.
Los Angeles é assolada pelos maiores incêndios florestais já registrados na região. O Departamento de Silvicultura e Proteção ao Fogo da Califórnia registrou 187 focos de emergência, 14,3 mil estruturas destruídas e 27 mortes.
Segundo a CNN Brasil, milhares de pessoas ainda estão sob avisos de evacuação enquanto os bombeiros continuam combatendo os focos de incêndio.
Há expectativa de que os bombeiros continuem progredindo neste fim de semana, antes de outra rodada de ventos que podem alimentar incêndios, esperada para a próxima semana.
Com isso, ainda não é possível que moradores retornem aos bairros devastados para avaliar os danos até pelo menos mais uma semana, enquanto materiais perigosos são removidos. Para alguns, o retorno para casa provavelmente levará meses, pois a água contaminada e deslizamentos de terra ainda são grandes riscos.
Enquanto isso, cristãos estão se unindo para dar apoio à população: “Sou profundamente grato por aqueles que generosamente doaram para o Auxílio em Desastres da Convenção Batista do Sul da Califórnia e incrivelmente orgulhoso de nossos voluntários que responderam rapidamente para preparar e mobilizar nossa cozinha móvel, bem como de nossos capelães que foram mobilizados em duas horas”, disse Kendrick Neal, diretor do SBDR à Convenção Batista do Sul da Califórnia (CSBC).
As refeições estão sendo fornecidas em um Centro de Assistência a Desastres (DRC) da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), localizado no UCLA Research Park, enquanto a equipe de cozinha do California SBDR está sendo hospedada pela Igreja em Pearl, em Santa Monica.
Os voluntários estão preparando cerca de 300 refeições por dia para os profissionais que lideram o combate aos incêndios, bem como outros socorristas e sobreviventes.
“Graças à dedicação dos nossos voluntários, agora estamos atendendo ativamente os necessitados a convite do vice-presidente da Rede de Emergência de Los Angeles, que está coordenando a preparação e distribuição de alimentos para os afetados pelos incêndios em Los Angeles”, contou Neal.
‘Oportunidade de contribuir’
O casal Penny e Ray Young, veio depois que seu pastor na Trinity Southern Baptist Church em Fresno mobilizou a igreja para se envolver na ação.
“Somos gratos por termos uma oportunidade de contribuir com nosso tempo e apoio em tempos de tragédia”, disseram eles.
Outra voluntária, Marie Staggs, chegou para ajudar a servir os primeiros socorristas. Seu marido e irmão são bombeiros, e seu irmão foi um dos primeiros a ser chamado para ir para Los Angeles.
“Acordamos e ouvimos sobre os incêndios, e então meu irmão simplesmente foi até lá para ajudar”, disse Marie.
As organizações envolvidas na ação tem esperança de que mais voluntários da Califórnia e de estados vizinhos possam servir quando os socorristas tiverem controlado os incêndios e considerado a área segura.
Até então, as autoridades locais pediram aos voluntários que não se deslocassem para regiões afetadas pelo desastre e que fizessem doações por meio de organizações de assistência a desastres respeitáveis no local, que conhecessem as necessidades específicas.
“Somos gratos por nossa família de igrejas e líderes da SBC que responderam às necessidades que surgiram dos incêndios de Los Angeles”, disse o diretor executivo da CSBC, Pete Ramirez.
“Voluntários de Assistência a Desastres da Califórnia e de todo o país estão prontos para servir os afetados desde o primeiro dia. Da mesma forma, as igrejas da CSBC nas áreas afetadas e próximas se esforçaram valentemente para fornecer cuidados espirituais e necessidades práticas para os muitos afetados pela devastação. Obrigado a toda a nossa família da SBC que doou generosamente para ajudar aqueles que estão na linha de frente. Que Deus abençoe sua generosidade”, acrescentou.
‘Estamos fazendo a diferença’
O ministério “Send Relief” tem fornecido recursos financeiros para apoiar as atividades:
“Nós da Send Relief tivemos a honra de apoiar o trabalho da SBDR e dos batistas da Califórnia enquanto eles respondem aos incêndios históricos em Los Angeles”, disse Coy Webb, diretor de resposta a crises da Send Relief.
E continuou: “Estamos ansiosos para fornecer recursos aos nossos parceiros da SBDR, pois mais e mais voluntários podem envolver os sobreviventes e ajudar a comunidade a se curar”.
E Neal, concluiu: “Este esforço é um testamento poderoso do espírito dos cristãos de: orar, doar e ir em tempos de crise. Por favor, continue orando por nós enquanto servimos. Juntos, estamos fazendo a diferença para o Reino”.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições