Igrejas abrem as portas para desabrigados de enchentes no Rio Grande do Sul

Cristãos da região metropolitana de Porto Alegre estão se mobilizando para socorrer os moradores afetados.

Fonte: Guiame, com informações de Notícias AdventistasAtualizado: sexta-feira, 3 de maio de 2024 às 21:32
O Rio Guaíba avançou sobre Porto Alegre. (Foto: Reprodução/YouTube/UOL).
O Rio Guaíba avançou sobre Porto Alegre. (Foto: Reprodução/YouTube/UOL).

Igrejas da região metropolitana de Porto Alegre estão se mobilizando para socorrer os desabrigados das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Nesta sexta-feira (3), o Rio Guaíba transbordou na capital, ultrapassando a cota de inundação. Segundo o governo do estado, a previsão é que a água atinja os 5 metros de altura, um nível histórico na cidade.

A Defesa Civil emitiu um alerta de evacuação para a região sul, norte e central de Porto Alegre, diante do grave risco de alagamento, afetando diversos bairros. Cidades da Região Metropolitana também enfrentam enchentes, como Canoas, Cachoeirinha e Esteio.

Em Canoas, a Igreja Assembleia de Deus abriu suas portas para abrigar os moradores que precisaram sair de suas casas em bairros alagados.

O templo sede e as congregações da denominação foram abertas para receber os desabrigados, incluindo os próprios membros atingidos.

“A Assembleia de Deus de Canoas está de plantão. Diante dessa situação de emergência, voltamos a dizer que nossas portas estão abertas para abrigar aquelas pessoas que estão sendo desabrigadas pela enchente em alguns bairros”, anunciou o pastor presidente Miguel Florentin, no Instagram.

A Assembleia de Deus em Porto Alegre também abriu as portas de seus templos para os membros deslocados.

“Vamos abrigar nossos irmãos com dificuldade de permanecer em suas casas, vamos fazer alimento para eles, vamos cuidar dos nossos irmãos que nesse momento precisam da nossa solidariedade”, afirmou o pastor presidente da AD Porto Alegre, João de Oliveira.

Lanches em abrigos

Já a Igreja Brasa está apoiando os abrigos emergenciais na capital, levando lanches para os moradores.

“Estamos atendendo os abrigos emergenciais para os desabrigados pelas enchentes, servindo café da manhã e lanche da tarde”, anunciou a igreja, em postagem no Instagram.

A Brasa está pedindo doações de alimentos para servir nos lanches, produtos de higiene e limpeza, cobertas, roupas de cama e banho.

As doações podem ser entregues no templo da igreja, na Avenida Carlos Barbosa 80, das 10h às 22h. Contribuições em dinheiros podem ser realizadas pelo PIX: [email protected].

Carreta solidária a caminho do RS

A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) também está se mobilizando para socorrer os gaúchos afetados.

Segundo a agência humanitária, a Carreta Solidária será enviada ao Rio Grande do Sul para auxiliar na entrega de alimentos, lavagem de roupas e atendimento psicossocial.

O veículo, que já está a caminho e deve chegar na madrugada de sábado (2), estacionará em Novo Hamburgo e de lá poderá ser deslocado para onde for necessário. 

A carreta equipada tem a capacidade de preparar 1.500 refeições quentes por dia, e lavar e secar 105 quilos de roupa por turno.

Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a equipe da ADRA realizará a gestão dos abrigos que estão recebendo pessoas desalojadas em Porto Alegre.

A ADRA iniciou uma campanha de doação nacional através de seu pix [email protected].

“O objetivo é oferecer vouchers multipropósito às famílias para que possam comprar alimentos, itens de higiene, itens de limpeza e até utensílios para o lar, ajuda que acreditamos ser fundamental nesse primeiro momento da resposta”, explicou o coordenador de Emergências da ADRA Brasil, André Alencar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições