Igrejas de todo Brasil enviam caminhões com doações ao Rio Grande do Sul

Toneladas de roupas, alimentos e água foram doados às vítimas das enchentes.

Fonte: Guiame, com informações de Notícias Adventistas e CPAD NewsAtualizado: terça-feira, 14 de maio de 2024 às 14:25
Toneladas de roupas, alimentos e água foram doados às vítimas das enchentes. (Foto: Instagram/Carreta Missionária/Instagram/Família JesusCopy).
Toneladas de roupas, alimentos e água foram doados às vítimas das enchentes. (Foto: Instagram/Carreta Missionária/Instagram/Família JesusCopy).

Igrejas de todo o Brasil estão enviando caminhões com doações para o Rio Grande do Sul. Em uma onda de generosidade e compaixão, toneladas de donativos estão chegando às cidades atingidas para socorrer os gaúchos afetados pelas enchentes.

A igreja Família JesusCopy, em Bragança Paulista (SP), já enviou quatro carretas para o RS, nos últimos dias. No total, foram mais de 200 toneladas de roupas, alimentos, água, remédios e material médico para ajudar seis cidades: Igrejinha, Alvorada, Lageado, Viamão, Guaíba e Três Coroas.

A primeira fase de auxílio vai ocorrer até esta terça-feira (14) e o ministério vai continuar atuando na ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, de acordo com o pastor Douglas Gonçalves. 

“Alcançamos a marca de 200 toneladas de envio para o Rio Grande do Sul, além dos aviões com medicamentos. Queremos agradecer a todos os envolvidos, a nossa cidade, diversas igrejas em Bragança se envolveram nesta causa tão importante”, afirmou Douglas, em vídeo no Instagram.

A Convenção Batista Brasileira (CBB) enviou seu caminhão missionário ao RS para auxiliar em meio a tragédia. O veículo chegou em Canoas, uma das cidades mais atingidas, na última sexta-feira (10).

“Deus nos deu o privilégio de servir, entregando alimentos, realizando atendimentos na área da saúde, pregando o Evangelho e orando com muitas pessoas que perderam tudo com as fortes chuvas que atingiram o estado”, relatou a missão, em postagem no Instagram.

Além de distribuir doações de itens emergenciais, a equipe do veículo missionário oferece atendimento psicológico, cuidados médicos e apoio espiritual.

A Convenção Geral da Assembleia de Deus do Brasil (CGADB) enviou caminhões repletos de recursos para o estado gaúcho. Foram doadas cestas básicas, roupas e água mineral para os moradores desabrigados.

A Igreja Adventista de Santa Catarina (SC) também se engajou na campanha de ajuda e enviou nove caminhões e uma carreta com doações.

Os veículos pertencem a voluntários que se ofereceram para ajudar e levaram cerca de 150 toneladas de donativos, incluindo materiais de higiene e limpeza, alimentos e roupa de frio.

“Em alguns pontos as águas já baixaram e a limpeza começou. É muita lama e sujeira. Um trabalho cansativo e que precisa de produtos de limpeza pesada. Além disso, essa semana tem previsão de temperaturas baixas, por isso, é necessário roupas de frio”, explicou o pastor João Nicolau, líder da Ação Solidária Adventista na região central e sul de Santa Catarina.

O pastor Paulo Lopes, presidente da Igreja Adventista na Associação Catarinense, afirmou que os membros estão mobilizados para levar auxílio ao estado devastado pelas cheias.

“Estamos correndo aqui para ajudar o nosso próximo. Esse fim de semana fizemos plantão no sábado e domingo para receber donativos e as doações não pararam de chegar. Essa semana mais caminhões irão para o Rio Grande do Sul”, disse o pastor.

Tragédia no RS

Segundo o último boletim da Defesa Civil divulgado no domingo (12), 145 pessoas morreram, 806 ficaram feridas e 132 moradores ainda estão desaparecidos devido às inundações, conforme o G1. 

Mais de 600 mil gaúchos estão desabrigados em 435 cidades atingidas. No total, mais de 1,9 milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. A população ainda enfrenta a falta de água, energia elétrica, alimentos e sinal de internet.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições