Levar o evangelho às crianças de todo o mundo até 2017, essa é a proposta da APEC

Levar o evangelho às crianças de todo o mundo até 2017, essa é a proposta da APEC

Atualizado: Segunda-feira, 22 Setembro de 2008 as 12

Por Adriana Amorim

"Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos" (Mateus 18:14). Pensando dessa maneira, a APEC - Aliança Pró Evangelização das Crianças - já atuou em 155 países e está no Brasil desde 1941, quatro anos depois de sua fundação nos Estados Unidos. O missionário Jörg Kühnapfel conta que o objetivo da missão é que até 2017 a APEC já esteja em todos os países do mundo. Trabalhando com igrejas, a missão auxilia na evangelização de crianças, buscando discipulá-las e integrá-las a um ministério.

Para o trabalho de evangelismo infantil, a APEC trabalha de três formas: evangelizando, treinando líderes e professores, e produzindo literatura. "Existem milhares de igrejas hoje no Brasil que não têm um trabalho com crianças. E são mais de 55 milhões de crianças abaixo de 14 anos. Então, há muito para ser feito", conta Jörg. De acordo com Jörg, "85% dos evangélicos hoje receberam Jesus entre 4 e 14 anos, depois dos 14 somente 3% e depois dos 30 anos somente 4%", por isso a APEC trabalha a faixa etária que é conhecida como a "janela 4x14".

Jörg Kühnapfle é alemão e conta que visitou o Brasil pela primeira vez em 1991, em missão para pregar a palavra de Deus a meninos de rua de São Paulo, em lugares como "Praça da Sé" e "Vale do Anhangabaú". Na APEC, Jörg e sua esposa colaboram há dez anos.

Ele explica que evangelizar crianças é fundamental e que em alguns países a dificuldade é muito maior do que no Brasil:  "O evangelho na Alemanha está muito difícil, na verdade a Alemanha é hoje um campo missionário muito grande, muitas igrejas estão fechando, porque não têm mais a mesma estrutura, o mesmo número de evangélicos como no passado. Lá, mais ou menos 2% são evangélicos, a maioria é ateu. Na Alemanha, de 100 crianças, cinco vão para a igreja de vez em quando e duas conhecem Jesus".

Para levar o Evangelho de Cristo a outros países, a missão realiza atualmente um curso em Mariporã (SP), ministrado em árabe para 20 pessoas de 13 países do Oriente Médio. "Lá estão pessoas do Egito, Irã, Síria, Marrocos, Líbano. O objetivo é que esses irmãos voltem para iniciar um trabalho junto com a APEC em seus países, mais fechados a respeito do Evangelho", expõe Jörg.

Outro treinamento organizado pela missão é o CTPEC - Curso de treinamento para professor evangelista de crianças, que tem duração de oito meses. "A APEC capacita o professor para evangelizar as crianças nas igrejas, na rua ou em qualquer lugar. Os líderes e professores da igreja podem fazer um treinamento na APEC ou a APEC vai até a igreja", explica o missionário.

O Jörg Kühnapfel cita "Marcos 16:15": "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura", justificando que as crianças têm discernimento para aprender a palavra de Deus, apesar da pouca idade.

Serviços da APEC

Treinamento de professores Alcance de crianças carentes Capacitação de evangelistas Alcance de crianças deficientes Formação de líderes Projetos missionários Alcance de crianças nas escolas Congressos e simpósios Acampamentos Literatura Revista "O Evangelista de Crianças " - Turma da Bíblia Características para ser um obreiro da APEC

1. Força espiritual (Colossenses 1:9 - 11)

2. Sabedoria (Tiago 1:5)

3. Orientação (Salmo 32:8)

4. Paz e tranqüilidade durante os problemas diários (Filipenses 4:6,7)

5. Força física diária (Salmo 18:2)

6. Força para resistir a Satanás (Tiago 4:7)

7. Sustento financeiro (Filipenses 4:19)

8. Empenho na evangelização das crianças (Mateus 18:14)

Para colaborar com a APEC é possível "adotar" um obreiro ou um projeto, ou mesmo contribuir. Mais informaçôes no site: http://www.apec.com.br

veja também