Milhares de Bíblias serão distribuídas a viajantes estrangeiros em portos da Espanha

A "Operação Trânsito" tem como objetivo disseminar a palavra de Deus com a doação de novos testamentos.

fonte: Guiame, com informações do Evangelical Focus

Atualizado: Quarta-feira, 3 Julho de 2019 as 4:06

Operação Trânsito leva Bíblias para países onde nem sempre é possível sua entrada. (Foto: Reprodução/Sociedade Bíblica Espanhola)
Operação Trânsito leva Bíblias para países onde nem sempre é possível sua entrada. (Foto: Reprodução/Sociedade Bíblica Espanhola)

Todos os dias, milhares de pessoas entram e saem da Europa através dos portos marítimos. Durante o verão, esse trânsito de viajantes se intensifica ainda mais, muitos deles são norte-africanos que usam essas datas para visitar parentes em casa.

Desde o início dos anos 90, várias entidades cristãs colaboram para tornar este momento uma oportunidade de entregar Bíblias para os transeuntes desses locais.

A “Operação Trânsito” é uma iniciativa para fornecer materiais do Novo Testamento e evangelísticos em portos espanhóis como Melilla, Tarifa ou Algeciras.

“No ano passado, quase 3 milhões e meio de passageiros muçulmanos cruzaram nossos portos”, diz Luis Fajardo, diretor da Sociedade Bíblica Espanhola, uma das entidades que colabora nesta iniciativa.

Voluntários de diferentes partes da Espanha, bem como de outros países europeus, distribuem as Bíblias durante o verão. Além do impacto que a leitura em si pode ter, é também uma maneira de doar Bíblias às pessoas em países onde o acesso é difícil.

“O Marrocos permite que a Sociedade Bíblica entre em apenas 50 Bíblias por ano, com a Operação Trânsito mais bíblica pode entrar, é uma maneira de semear”, explica Fajardo.

Crescimento da igreja

Os resultados deste projeto não são fáceis de medir, embora o crescimento da igreja no norte da África, onde há muitas vezes falta de liberdade religiosa real, seja evidente.

“No Marrocos, por exemplo, sabemos que agora existem 40.000 crentes e 30 igrejas reconhecidas. Nos anos 90, havia apenas algumas centenas de cristãos”, aponta o diretor da Sociedade Bíblica da Espanha.

A quantidade de materiais distribuídos em todos esses anos também tem crescido cada vez mais, atingindo “mais de 3 milhões de novos testamentos”, diz Luis Fajardo.

“A Sociedade Bíblica Espanhola produz os materiais e também tentamos ajudar as pessoas que fazem essa distribuição”, acrescenta.

Experiência missionária

Quando os voluntários estão entregando as Bíblias na fronteira portuária, às vezes eles têm a oportunidade de se envolver em uma conversa sobre questões espirituais.

“É uma experiência missionária única. Um curto período em que você aprende a abordar as pessoas para lhes dar as Escrituras”, comenta Fajardo.

A Sociedade Bíblica Espanhola também arrecada fundos durante estes dias para conceder bolsas de estudo a membros da igreja que querem ir aos portos marítimos para distribuir Bíblias. “Damos a oportunidade a jovens que não podem pagar a estadia e queremos ajudá-los”, explica.

Um desafio de 25.000 materiais bíblicos

Neste ano, eles se propuseram o desafio de produzir 25.000 Novos Testamentos em diferentes idiomas para dar de presente. “Pedimos às pessoas que nos apoiem em oração. É incrível como Deus está tocando o mundo muçulmano”.

veja também