Missionária relata experiências em terras timorenses

Missionária relata experiências em terras timorenses

Atualizado: Terça-feira, 2 Março de 2010 as 12

Atuante como missionária no Timor Leste, Eliana S. Arnaldo manda notícias de seus trabalhos relizados nesse campo.

Confira, na íntegra, o email enviado por Eliana:

"Todos esses morreram na fé, sem jamais ter recebido as coisas que lhes tinham sido prometidas. Eles

somente as viram de longe e ficaram felizes em em ve-las. Dessa forma eles aceitaram o fato de que

eram estrangeiros e de que estavam somente de passagem por este mundo"

Heb 11:13

Queridos irmãos,

Paz e graça!

Mais uma vez começo meu relatório pedindo perdão pela demora em escrever. Estou até com vergonha!! Sinto-me em falta, pois tenho recebido o carinho e apoio de vocês, e me sinto na ''obrigação'' de lhes manter informados; vocês fazem parte da minha vida e do que esta acontecendo aqui em Timor. Perdoem-me! Vou me esforçar para melhorar!!

Foi com esse versículo acima que comecei esse ano de 2010. Deus tem me ensinado sobre a importância de continuar vivendo por fé, independente das circunstancias, dos sentimentos, mas pela fé Nele. Confesso que às vezes me sinto um pouco desanimada. Tanto trabalho!!... parece que as coisas não mudam muito... parece que Jesus está demorando para voltar... Deus tem me mostrado que e exatamente nesses momentos que tenho que exercitar a fé, assim como fizeram nossos herois relatado em Hebreus. E assim tenho recobrado animo, dia-a-dia, crendo e esperando as promessas do nosso Pai, pois Ele e fiel!

Continuo morando nas montanhas, e me sinto mais adaptada ao local e as pessoas. Ir ate a ''bica'' para pegar água, procurar gravetos e lenha para cozinhar, matar escorpiões à noite, já fazem parte do meu dia-a-dia. O que parecia ''gigante'' tem se mostrado bem pequeno. O Senhor tem me capacitado e me dado muita alegria de estar aqui. Nos relacionamentos tenho visto muita graça de Deus. Recentemente o chefe das aldeias e o administrador me procuraram para saber dos meus planos e projetos, como posso ajuda-los. Essa também tem sido minha pergunta diante de Deus, e alguns desejos têm surgido no meu coração: CRIANCAS: Gostaria de ajudar na educação de algumas delas, ensinando princípios Bíblicos e mostrando o amor de Deus. Penso em reuni-las três vezes por semana na nossa casa. JOVENS: Muitos têm me procurado para pedir que ensine português, e ate mesmo o chefe das aldeias tem colocado o escritório central a minha disposição. Quero aproveitar essa oportunidade e ensinar através de musicas e da Bíblia. SENHORAS: Também gostaria de começar um curso (macramé, tricô, crochê, etc.) com as mulheres, pois essas habilidades têm muito valor e reconhecimento aqui. Através desse curso penso dar pequenos estudos e devocionais, para que se tornem ''mulheres sabias que edificam suas casas''. Me dá frio na barriga sempre que penso nessas responsabilidades, mas sei que Deus esta comigo... (também conto com as orações da igreja!!!).

Em dezembro dei entrada com a documentação, solicitando meu visto de residência. Só quem está aqui sabe como e burocrático, lento e difícil esse processo, pois as leis são novas, sempre estão mudando, as exigências, a falta de informação dos funcionários... Propus-me a orar e caminhar por fé, como o Senhor tem me ensinado. Nessa semana fui a Imigração e recebi a maravilhosa noticia de que meu visto foi aprovado!! Meus amigos e eu ficamos admirados! Somente Deus mesmo poderia fazer com isso acontecesse, um milagre! No próximo mês tenho que ir ate a Indonésia para depois voltar a entrar no Timor com o visto novo (este e o procedimento).

No mês de janeiro fui para Dili (capital), ajudar no trabalho de uma missionária, amiga minha, pois duas de suas voluntárias saíram de ferias. Ela tem um projeto que ajuda meninas vitimas de abuso sexual e maus tratos. Atualmente são mais de 30 que moram na casa do projeto. Foi um tempo muito especial. Senti-me triste em conhecer esse outro lado de Timor, meninas de 13, 14 anos grávidas de seus familiares próximos (pai, padrasto, tio...). Também o descaso das pessoas em tratar desses assuntos, valores culturais que precisam ser revistos. Sabemos que o sistema que governa esse mundo faz de tudo para oprimir, destruir, matar. Mas Jesus veio para mudar essa situação! Foi lindo e gratificante ver o que o Ele pode fazer. Emocionei-me todas as vezes que escutei essas meninas cantando para Deus, não pude conter as lagrimas de alegria e gratidão. Coloquei-me a disposição para dar, mas acabei recebendo muito mais. Deus e maravilhoso!!

Já faz algum tempo que sinto fortes dores nas pontas dos dedos das mãos. Recentemente procurei uma doutora cubana (minha amiga), que me examinou e disse que os sintomas que tenho e a deformação nos meus dedos são características de artrose degenerativa. Receitou-me aspirinas (diariamente) e me deu algumas dicas de como ''amenizar'' o processo. Embora a dor persista, continuo com minha condenação motora normal, e procuro seguir as orientações da minha amiga. Não quero que se preocupem, estou bem. Infelizmente ainda não contamos com especialistas ou mesmo recursos hospitalares, mas assim que for possível, buscarei mais ajuda.

Para terminar quero colocar para vocês o desejo que esta no meu coração. Desde o ano passado estou orando para poder ir ao Brasil por um período (me sinto cansada fisicamente e muitas saudades dos cultos e da família). Vai ser uma alegria poder estar com vocês novamente!!! Orem  para que Deus faca aquilo que esta no coração Dele.

Termino por aqui, já mais tranqüila por ter compartilhado as coisas que acontecem na minha vida. Vocês são muito importantes para mim! Tenho certeza que Deus continuara usando vocês para me abençoar.

Ho dome iha Kristu (com carinho, em Cristo)

Eliana S. Arnaldo

Timor Leste

veja também