Recentemente, cristãos na Indonésia enfrentaram mais um episódio de perseguição religiosa. Autoridades da província de Java Central decidiram suspender a construção de uma igreja e de um complexo de turismo religioso após pressão de membros do conselho local e grupos muçulmanos.
No dia 2 de setembro, o regente de Karanganyar ordenou a paralisação das obras da Igreja Cristã Immanuel (GKIM) e do complexo Holyland Bukit Doa (“Colina de Oração da Terra Santa”), da Igreja Betel da Indonésia (GBI), na vila de Karangturi, subdistrito de Gondangrejo.
Para Karanganyar, a medida é uma forma de “manter condições favoráveis e evitar conflitos sociais”: “O governo local tem a obrigação de priorizar os interesses da comunidade em geral”.
No entanto, líderes cristãos afirmam que a suspensão reflete a crescente pressão de grupos islâmicos radicais contra a presença cristã no país.
O Fórum da Comunidade Islâmica de Gondangrejo (FUI) liderou uma campanha de rejeição ao projeto, chegando a mobilizar protestos, comboios e até coletar assinaturas contra a obra.
‘Comprometidos com a comunidade cristã’
Embora o projeto tenha licença legal de construção e até envolvido moradores na venda das terras, autoridades locais alegaram que a obra não correspondia totalmente ao documento inicial, que previa apenas a igreja, e por isso decidiram interromper os trabalhos.
Em 26 de agosto, o governo da Regência de Karanganyar destacou seu compromisso em garantir a construção do Parque de Oração da Terra Santa.
“Estamos comprometidos em garantir que a comunidade possa realizar seus cultos com conforto e que os investidores possam investir com segurança”, disse o Secretário Regional Timotius Suryadi durante uma sessão plenária da Câmara dos Representantes da Regência de Karanganyar.
“O governo criará uma equipe de monitoramento do projeto. Caso as licenças não estejam em conformidade, o projeto será revisado”, acrescentou.
'Vamos continuar orando’
Vídeos divulgados por canais locais chegaram a classificar a construção da igreja como um “desastre religioso” para os muçulmanos, incentivando a comunidade a rejeitar qualquer iniciativa cristã em uma região de maioria islâmica.
Um dos vídeos chegou a declarar: “Se a população é 99% muçulmana, por que construir uma igreja e uma faculdade de teologia?” — deixando evidente que a oposição não se baseia apenas em questões burocráticas, mas na intolerância ao cristianismo.
A cerimônia de lançamento da primeira fase da construção do projeto ocorreu em 22 de abril de 2024. Com a presença do pastor Obaja Tanto Setiawan, líder da igreja GBI Keluarga Allah, da equipe da Global Shepherd, de moradores e patrocinadores, que expressaram a esperança de que o complexo seja uma bênção para muitos.
O lançamento foi marcado por momentos de intercessão e pela soltura simbólica de pombas brancas. Apesar da suspensão, cristãos locais continuam firmes em oração para que o projeto avance.
“Vamos continuar orando e apoiando a construção da Ferrovia da Cidade até que a visão de Deus de preparar trabalhadores para a colheita e ser uma bênção para muitos seja plenamente cumprida”, concluiu um cristão.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições