Centenas de nacionalistas hindus atacaram violentamente 20 famílias cristãs durante um almoço comunitário no dia 21 de junho, no distrito de Malkangiri, no sul do estado de Odisha.
Armada de paus e objetos cortantes, a multidão agrediu violentamente os integrantes das 20 famílias residentes em três vilarejos distintos. Oito vítimas ficaram gravemente feridas, incluindo casos de traumatismo craniano, e precisaram ser hospitalizadas.
Por se tratar de uma região isolada, a notícia do ataque levou tempo para circular. Uma das vítimas conseguiu entrar em contato com um pastor que vive próximo a Malkangiri, e ele providenciou um veículo para levar os feridos ao hospital distrital.
Apesar de uma denúncia ter sido oficialmente registrada na polícia, as autoridades locais não adotaram nenhuma medida contra os suspeitos envolvidos no ataque.
Organizações cristãs
Uma delegação formada por representantes de diversas organizações cristãs – entre elas Rashtriya Christian Morcha, Malkangiri District Christian Manch, Progressive Christian Alliance, Council of Evangelical Churches in India e Alliance Defending Freedom – realizou uma visita às vítimas do ataque.
A delegação, acompanhada por advogados, reuniu-se com o superintendente de polícia de Malkangiri para cobrar explicações sobre a lentidão nas providências legais e exigir a prisão imediata dos responsáveis pelo ataque.
Segundo Pallab Lima, secretário-geral estadual do Rashtriya Christian Morcha, os conflitos na região vinham se intensificando ao longo dos últimos meses.
“Ativistas hindus nacionalistas continuaram a ameaçar as pessoas para que mudassem de religião e aceitassem o hinduísmo, mas muitas das pessoas que são cristãs de nascimento resistiram”, disse ele.
Cultura hindu
O secretário-geral estadual relatou que grupos locais ligados ao movimento Hindutva iniciaram uma campanha intitulada Sanskriti Bachao Abhiyan (“Salve a Cultura”, em tradução livre) com o objetivo de pressionar cristãos a abandonarem sua fé e adotarem o hinduísmo.
Mais tarde, a polícia minimizou a violência, atribuindo-a à rivalidade entre irmãos.
“O incidente foi desencadeado por uma disputa entre dois irmãos, um cristão e outro hindu”, disse Rigan Kinda, inspetor da Polícia de Malkangiri. “O irmão hindu estava pressionando seu irmão cristão a retornar ao rebanho hindu.”
Líderes cristãos apontaram a Bajrang Dal – grupo nacionalista hindu – como responsável pelo ataque, destacando que as ações contra cristãos têm se intensificado desde que o Partido Bharatiya Janata (BJP) assumiu o governo de Odisha no ano passado.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições