Na Índia, o Sistema de Castas foi abolido oficialmente pela Constituição indiana em 1950, mas ele permanece em vigor em grande parte do país, principalmente em zonas rurais.
De acordo com o jornal The Times of India, o Estado ainda deve respeitar os direitos e benefícios determinados pelo tal Sistema.
Essa foi a decisão do Supremo Tribunal Kerala para processos judiciais realizados porque hindus convertidos ao cristianismo queriam receber os benefícios governamentais atribuídos ao grupo dos Dalitis, conhecidos como 'intocáveis'.
A Alta Corte de Kerala determinou que se o cidadão abandonar o cristianismo e voltar ao hinduísmo, mantendo as características de sua casta, ele volta a receber os benefícios.
A matéria publicada no jornal explica as razões da decisão da Alta Corte. "Em primeiro lugar, a decisão do Supremo Tribunal Kerala é importante para a campanha Ghar Vapsi (esforço de radicais hindus, para atrair as pessoas de volta ao hinduísmo), que estimula os indianos a ‘voltarem para a religião’. Se os pais ou avós decidiram deixar o hinduísmo, décadas atrás, e os filhos e netos decidiram voltar, isso é muito válido para eles. Em segundo lugar, as questões religiosas são decididas a nível estadual, então é improvável que o governo central de Nova Deli, vá apelar contra o veredito. Afinal de contas, o primeiro-ministro, Narendra Modi, deve achar a decisão muito bem vinda"
A publicação também destaca a pressão ainda maior que os 'dalitis cristãos' podem sofrer. "Se a Campanha Nacional em Prol dos Direitos Humanos dos Dalits fez aumentar os crimes de ódio contra eles, imagine para os dalits cristãos", pondera a reportagem.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições