Nigéria: Esposa de pastor é morta por terroristas ao voltar para casa com bebê de 2 meses

Oluwakemi Moses estava com seu filho de 2 meses quando sofreu uma emboscada na estrada.

Fonte: Guiame, com informações do Morning Star NewsAtualizado: sexta-feira, 1 de dezembro de 2023 às 17:57
Oluwakemi Moses, assassinada no estado de Taraba, Nigéria. (Foto: Reprodução/Morning Star News)
Oluwakemi Moses, assassinada no estado de Taraba, Nigéria. (Foto: Reprodução/Morning Star News)

O funeral da esposa de um pastor, que se tornou mais uma vítima fatal do terrorismo na Nigéria, aconteceu no sábado, 25 de novembro, conforme relata o Morning Star News.

Oluwakemi Moses foi morta a tiros em Taraba, quando voltava de Ondo, seu estado natal, com seu bebê de 2 meses.

Oluwakemi foi atacada por terroristas que atiraram em seu carro, em 17 de novembro, contou seu marido, Konye Timilehin Moses, pastor da Igreja Cristã Redimida de Deus (RCCG), que serve em Jalingo, estado de Taraba.

Ao falar durante o funeral, o pastor Moses disse que continuaria a amar o Senhor, independentemente das circunstâncias.

Ele ressaltou que, na morte e ressurreição de Cristo, o diabo foi derrotado, e em seguida prestou uma homenagem emocionada à sua falecida esposa.

“Adeus, alma justa, até a manhã da ressurreição”, disse ele. “Eu te amo, Oluwakemi. Continue descansando, meu querido amor, você realmente está no seio do nosso Salvador. Até nos encontrarmos outra vez."

‘Incidentes persistem’

Emmanuel Yakubu, residente em Taraba, observou que os ataques na mesma localidade onde a esposa do pastor foi morta têm sido implacáveis.

“Apesar da forte presença de postos de controle militares e policiais ao longo desta rota, incidentes como esses persistem incontestados”, disse Yakubu ao Morning Star News por mensagem de texto.

E continuou: “Inúmeros cidadãos enfrentaram provações semelhantes. Essas ocorrências exigem ação imediata das autoridades competentes.”

Yakubu fez um apelo urgente às forças militares e à polícia para intervirem imediatamente.

"Sra. Oluwakemi deixou um bebê de 2 meses. Condenamos veementemente estes atos criminosos e clamamos por uma ação rápida contra estes perpetradores”, disse Yakubu.

Líder em perseguição

A Nigéria liderou o mundo em ataques e assassinatos de cristãos devido à sua fé em 2022, totalizando 5.014, conforme relatado no Relatório de Observação Mundial de 2023 da Portas Abertas.

Além disso, o país também se destacou nas categorias de cristãos sequestrados (4.726), agressões ou assédios sexuais, casamentos forçados, abusos físicos ou mentais.

A Nigéria registrou o maior número de ataques a casas e empresas motivados por razões religiosas. Semelhante ao ano anterior, o país ocupou a segunda posição em termos de ataques a igrejas e deslocamento interno de pessoas.

Na Lista Mundial de Observação de 2023 dos países onde é mais difícil ser cristão, a Nigéria alcançou o sexto lugar, a classificação mais elevada até o momento, subindo do 7º lugar no ano anterior.

Grupos terroristas

Os militantes Fulani, Boko Haram, Estado Islâmico da Província da África Ocidental (ISWAP) e outros grupos terroristas têm realizado ataques a comunidades cristãs na Nigéria, envolvendo assassinatos, mutilações, violações e sequestros para resgate ou escravatura sexual, conforme indicado pelo relatório da WWL.

O documento também destaca que essa violência se expandiu para a região majoritariamente cristã do sul do país neste ano. O governo nigeriano continua negando que se trata de perseguição religiosa, resultando em violações dos direitos dos cristãos ocorrendo impunemente.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições