Pastor treina mais de mil cristãos para enfrentarem perseguição religiosa em Mianmar

Conhecido como Tun, o pastor participa dos treinamentos da Missão Portas Abertas há 10 anos e está replicando essa capacitação.

Fonte: Guiame, com informações da Portas AbertasAtualizado: quinta-feira, 8 de agosto de 2019 às 14:39
Igreja em Mianmar. (Foto: Christian Aid Mission)
Igreja em Mianmar. (Foto: Christian Aid Mission)

Apesar de ter a fama de religião pacífica, o budismo é um dos fatores mais altos da perseguição a cristãos em países do Sudeste Asiático

Qual o impacto que um treinamento de capacitação com base bíblica pode ter na vida de uma pessoa? E se ela morar em um país onde, pela lei do governo, toda pessoa que nasce ali é budista?

Um pastor que vive em Mianmar, no Sudeste Asiático está ministrando um treinamento para cristãos que vivem em um contexto de intensa perseguição religiosa, em Mianmar.

Conhecido como Tun, ele teve a oportunidade de participar ao longo de 10 anos, diversos treinamentos da Portas Abertas, incluindo o Permanecendo Firme Através da Tempestade, que prepara e capacita, de acordo com a Bíblia, cristãos que vivem em meio à perseguição.

A perseguição aos cristãos em Mianmar existe principalmente em áreas tribais, localizadas a oeste do país.

Atualmente, Tun não é apenas um participante, mas um treinador. Ele nasceu na tribo Chin, que apesar de ser minoritária, é a maior tribo cristã do país. Por conta disso, ele deixou sua cidade para ministrar em outro estado, em uma vila majoritariamente budista.

“As pessoas olham para nós, cristãos, como estrangeiros. Não cristãos, assim como budistas, nos veem como menores que eles”, diz Tun.

Apesar disso, ele afirma que ama ser pastor.

“A melhor coisa é ver almas sendo salvas e vidas sendo transformadas e dedicadas a Cristo. Isso me dá uma alegria que eu não posso expressar”, compartilha.

Aprendizado

Uma das coisas que ele diz ter sido mais marcante como aprendizado nos treinamentos é que Deus é Deus, de todas as tribos e que servir a igreja não se limita a servir apenas uma tribo ou denominação.

Isso é um avanço em Mianmar, onde o tribalismo permanece como um problema que ainda divide a Igreja no país.

"Em novembro de 2008, eu participei do [treinamento] Permanecendo Firme Através da Tempestade pela primeira vez. E o que aprendi sobre Jesus realmente tocou meu coração e mudou minha forma de pensar", relatou.

"Antes do treinamento, eu era um cristão nominal. Ali, eu aprendi mais sobre a vida de Jesus e tornei meu relacionamento com o Senhor mais próximo”, acrescentou.

Tun replicou o treinamento que recebeu em 2008, capacitando mais de mil cristãos.

O projeto da Missão Portas Abertas continua em pleno funcionamento e assim, é possível oferecer ainda mais apoio à Igreja Perseguida em Mianmar. O objetivo deste projeto é alcançar mais de dois mil cristãos locais com o treinamento, para que consigam entender o propósito do que estão vivendo.

Mianmar está no 18º lugar na Lista Mundial da Perseguição 2019, que classifica os 50 países que mais perseguem cristãos no mundo. É considerado o país do Sudeste Asiático que mais persegue cristãos, seguido pelo Laos (18º), Vietnã (19º), Butão (33º) e Sri Lanka (46º).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições