Poço de Nataleia, em Moçambique, jorra água potável pela primeira vez

Poço de Nataleia jorra água potável pela primeira vez

Atualizado: Terça-feira, 19 Junho de 2012 as 10:31

O Projeto 'Plantando Esperança' em Moçambique, da Igreja Adventista da Promessa, continua a todo vapor.

Os pastores José Lima de Farias Filho, Osmar Pedro, Gilberto Fernandes Coelho, Gelson Pereira e José Carlos Almeida, continuam em Moçambique dando andamento aos projetos.

Um deles levou grande euforia aos moçambicanos nesse domingo, dia 17. O poço artesiano foi furado em Nataleia e os nataleenses tiveram água potável jorrando pela primeira vez.

O pastor José Lima, presidente da IAP, relata a alegria dos irmãos. "Foi emocionante ver o júbilo deles. Em festa, usavam o corpo, a música, a voz linda para exaltar o Senhor da água".

Além do poço, os outros projetos também estão se concretizando.

No site da IAP, o pastor José Lima publicou um texto contando mais detalhes sobre o andamento dos projetos.

Leia o texto na íntegra:

Eu e Pr. Osmar fomos pela manhã a Mutai, uma das comunidades centrais da região de Malema. Pela graça de Deus, foram cadastradas 104 crianças para educação, num esforço duro, sobretudo do pastor Osmar. Deus ainda nos deu a graça de batizarmos nas águas seis pessoas; realizamos, também, a Ceia do Senhor para os batizandos e para os que se batizaram há algumas semanas antes de chegarmos. 

O Pr. Gelson ficou em Nataleia, pois a empresa dos chineses furou o poço pela manhã. Jorrou água potável pela primeira vez para nossos irmãos nataleenses. Deus lembrou-se do seu povo! Foi emocionante ver o júbilo deles. Em festa, usavam o corpo, a música, a voz linda para exaltar o Senhor da água.

Agora falta a parte superficial do poço, acabamento do piso e fixação da bomba manual, pois não há energia em Nataleia. Estamos fazendo todo esforço para deixarmos tudo pronto ate a próxima terça feira.

Leia também:

Conheça o projeto 'Plantando Esperança' em Moçambique 

Obra em Moçambique surpreende e marca a vida de pastores 

O forno que o pastor Gelson idealizou já está pronto. Pode parecer coisa simples, mas por aqui pode ser algo com potencial de alterar os sabores e o hábito alimentar para melhor. Na próxima segunda, o pastor Gelson assará algumas especiarias dele para mostrar às irmãs. Até terça feira, ainda sobre o comando do pastor Gelson, banheiros e chuveiro masculino e feminino estarão prontos, se Deus quiser. A forma como esta sendo feito, muito contribuirá para melhorar a higiene e saúde da comunidade A horta também devera ser concluída ate terça feira. Tudo isso sao embriões de mudanças substanciais, pois temos muito respeito pela cultura ou forma como eles entendem a vida e sua realidade.

Os pastores Gilberto e José Carlos nos informaram que 70% da construção de Anchilo já esta pronta. Será uma construção de 6 por 10 metros, um bom prédio. Um grande trabalho desses homens de Deus.

Amanhã, eu e Pr. Osmar vamos a duas comunidades distantes fazer trabalho pastoral, incluindo a inauguração de uma igreja, na Zanbezia. O Pr. Gelson fica em Nataleia, para cuidar das obras do poço, da horta e dos banheiros.

Terça pela manhã deveremos oferecer as instruções sobre higiene e saúde. Foi iniciado o curso básico de teologia na sexta feira, com toda a liderança. O mesmo será concluído na segunda feira, pela manhã.

Eu não tenho dúvidas de que foi a oração da igreja brasileira que nos ajudou a superar terríveis obstáculos. Como é difícil fazer as coisas por aqui! Hoje, por exemplo, estamos exaustos, e temos que levantar às cinco da manhã para um dia muito difícil e desafiador, numa região onde o foco de malária é muitíssimo grande. Mas Deus está conosco, e disso eu jamais duvido.

veja também