Povo não alcançado da Indonésia conhece Jesus por transmissões de rádio

A missão TWR alcança os sundaneses que vivem na Indonésia por meio de transmissões de rádio FM, aparelhos de áudio e grupos de ouvintes.

Fonte: Guiame, com informações do Evangelical Focus e TWRAtualizado: segunda-feira, 2 de dezembro de 2024 às 18:43
Idosa sundanesa perto de um arrozal, em Garut, Java Ocidental. (Foto ilustrativa: Wikipedia)
Idosa sundanesa perto de um arrozal, em Garut, Java Ocidental. (Foto ilustrativa: Wikipedia)

Os sundaneses são um grupo étnico indígena originário da região ocidental da ilha de Java, particularmente de Java Ocidental, uma das principais ilhas da Indonésia, onde eles vivem há gerações

Com uma população de aproximadamente 42 milhões, eles são o segundo maior grupo étnico do país. Sua língua, o sundanês, pertence à família das línguas austronésias.

Predominantemente muçulmano, o povo sundanês representa o maior grupo de pessoas não alcançadas na Indonésia.

Para alcançar os sundaneses com o Evangelho, a missão da TWR – Trans World Radio, uma organização sem fins lucrativos, está utilizando transmissões de rádio FM com programação evangelística. E o projeto tem dado fruto.

“Louvado seja Deus pelas muitas bênçãos que recebi e sou muito grata pelo programa espiritual em língua sundanesa que tem me acompanhado”, disse uma ouvinte.

“Espero que muito mais pessoas possam acessar este programa também. E louvado seja Deus, meu filho aceitou seguir Jesus. Deus é bom.”

Islamismo

Eles são conhecidos por sua profunda devoção ao islamismo, que, segundo o Joshua Project, representa 99,4% da população de 39 milhões. Apenas 0,06% dos sundaneses se identificam como cristãos evangélicos.

Durante os anos de colonialismo holandês, surgiu uma divisão entre os europeus e os sundaneses, que passaram a perceber as boas novas como algo estrangeiro.

Tornar-se cristão é visto como adotar a identidade dos colonizadores. Na sociedade tradicional sundanesa, seguir Jesus é interpretado como um abandono da identidade sundanesa.

Ministério desafiador

O ministério entre os sundaneses é, sem dúvida, desafiador, mas não impossível. Frequentemente, é quando eles vivenciam o amor de Cristo de formas reais, práticas e culturalmente relevantes que descobrem que o Evangelho também é para eles.

No entanto, para aqueles que abraçam o Evangelho, o caminho à frente está longe de ser fácil. É uma jornada marcada por oposição, perseguição e grande pressão de suas famílias e comunidades para renunciar à fé recém-descoberta, já que há quase nenhuma tolerância para membros da família que tomam essa decisão.

"Louvado seja o Senhor! Nossa família tem sido profundamente abençoada pelo programa, e eu aprendi muito com Hebreus 13:5-6. Viver em uma aldeia onde muitos questionam nossa fé e nos tratam com desdém pode ser desafiador. Muitas vezes, somos isolados e rejeitados, mas me apego firmemente à promessa de Deus de que Ele nunca nos abandonará. Deus é o nosso ajudador, e não temeremos os outros. Sua fidelidade e misericórdia nos sustentam, e continuamos a confiar em Suas promessas todos os dias."

Transmissões de rádio

O parceiro nacional da TWR na Indonésia alcança os sundaneses por meio de transmissões de rádio FM, oferecendo programas como The Way of Righteousness (em sundanês), Women of Hope (em indonésio) e The Story of Jesus, além de programas pré-evangelísticos que promovem conscientização e educação sobre saúde.

Além das transmissões de rádio, o alcance também é realizado por meio de aparelhos que reproduzem áudio. Esses dispositivos são fundamentais para grupos de ouvintes em áreas onde as transmissões de rádio não estão disponíveis.

Esses pequenos grupos, compostos por cinco a sete ouvintes, se reúnem regularmente para ouvir os programas, compartilhar comunhão e orar uns pelos outros.

Ao colaborar com líderes cristãos locais, os ouvintes são pastoreados em sua fé, e o parceiro nacional da TWR consegue obter feedback sobre os programas.

O parceiro nacional da TWR na Indonésia espera expandir o alcance ao povo sundanês e formar novos grupos de ouvintes, distribuindo rádios e tocadores de áudio para os que mais necessitam.

Se Deus permitir, mais programas poderão ser produzidos na língua sundanesa, para que esse grupo de pessoas possa experimentar abundantemente as boas novas de esperança e salvação de Deus.

Cinco maneiras de orar pelo povo sundanês da Indonésia

Além de alcançar os sundaneses com o Evangelho, aqui estão cinco pontos de oração para esse grupo de pessoas:

1. Ore pela proteção de Deus

Peça a Deus proteção para o povo de Java Ocidental, especialmente nas áreas propensas a enchentes e deslizamentos. Em 2024, a região enfrentou mais de 800 desastres naturais nos primeiros sete meses do ano.

2. Ore por aqueles que lutam contra a pobreza em Java Ocidental

Peça ao Senhor que abra portas de oportunidades e recursos para aqueles que necessitam, para que as famílias possam melhorar suas condições de vida.

3. Ore pela infraestrutura

Ore por melhores estradas, água limpa e eletricidade nas áreas rurais de Java Ocidental para que as comunidades possam ter melhor qualidade de vida e maiores oportunidades econômicas.

4. Ore pelas crianças

Ore para que todas as crianças de Java Ocidental tenham acesso à educação de qualidade. Peça a Deus por mais professores e recursos, especialmente nas áreas rurais, onde os desastres naturais dificultam o acesso escolar.

5. Ore por melhor acesso aos cuidados de saúde

Ore para que haja melhor acesso a serviços de saúde em Java Ocidental, especialmente em áreas com escassez de médicos e medicamentos, para que todos possam receber o atendimento necessário para uma vida saudável.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições