O estilo de vida devadasi é proibido na Índia, mas a prática permanece nos bolsos do país. Devadasis são prostitutas do templo dedicadas a um deus ou deusa em particular. Elas realizam favores sexuais, e grande parte do dinheiro que ganham vai para o templo como uma oferta religiosa.
Haida tinha apenas sete anos quando se tornou uma devadasi para a deusa Yellamma. Sua família adorava Yellamma, e a mãe de Haida a pressionou para a servidão religiosa, na Índia.
A princípio, Haida ficou hipnotizada pelos rituais de dedicação e procissões devadasi por ela. Mas as coisas rapidamente ficaram ruins quando ela percebeu o que era esperado dela. Quando Haida tentou correr, sua mãe a parou e a forçou a ficar ou arriscar-se a alimentar a ira da deusa.
O medo manteve Haida escravizada na prostituição do templo e roubou sua infância. Ela finalmente teve duas filhas de homens diferentes. Quando ela era jovem, Haida estava trabalhando duro fora do templo para ganhar renda extra e sustentar seus filhos.
O Haida nunca teve educação e não sabia ler nem escrever, então empregos alternativos estavam fora de questão. Ela estava com medo de que suas filhas fossem pressionadas a se tornar devadasis também.
Encontro com Jesus
Haida não via alternativa a não ser a morte. Desesperada, ela fez planos para tirar a própria vida. Mas Deus interveio.
A prima de Haida, Raheema, era cristã e veio visitá-la no dia em que planejava acabar com sua vida. Raheema contou a Haida a história de Jesus e Seu amor por ela. Foi a primeira vez que Haida sentiu um vislumbre de esperança.
Raheema também estava participando de uma aula de alfabetização de adultos com a Mission India, na mesma rua. Ela convidou Haida para se juntar a ela.
As classes de alfabetização de adultos da Mission India são vitais para mulheres como Haida, que vivem na prostituição e que só conhecem degradação.
Preparando um novo futuro
Um missionário da Mission India, que não teve o nome revelado por motivos de segurança, diz: “Uma das melhores coisas sobre as aulas de alfabetização de adultos é que eles, pela primeira vez, conseguem entender seu valor - seu valor em sua família, seu valor em sua comunidade, seu valor para si e em última análise e mais importante, o valor que Deus colocou sobre eles.”
Mulheres e homens saem dessas aulas depois de um ano com um nível de quinta série em leitura, escrita e matemática.
“Essas aulas também fornecem microeconomia. Eles ensinam as mulheres a iniciar seu próprio negócio e obter uma renda. Realmente, eles fornecem habilidades ao longo da vida que podem ser transferidas para a família. Assim, a mãe sempre volta para a família e ajuda a tirá-la da pobreza e mostra às filhas o poder que elas podem ter e o quanto elas são valiosas”, explica o missionário.
As aulas de alfabetização de adultos não mudam apenas a vida dos alunos educacional e economicamente; há também um aspecto espiritual.
“Durante todo o ano, eles realmente aprendem sobre as Escrituras e se envolvem com as Escrituras e ouvem o Evangelho. Os professores que temos não apenas são qualificados para ajudar educacional e financeiramente os alunos, mas também são capazes de compartilhar o Evangelho e comunicar as verdades salvadoras de Jesus Cristo”, diz.
"Muitas vezes, vemos mulheres recebendo Jesus e suas vidas são mudadas para sempre eternamente", declara o missionário.
O custo para enviar uma mulher para uma aula de alfabetização de adultos por um ano é de apenas US$ 40.
"É a oportunidade para alguém melhorar a si mesmo física, emocional e espiritualmente, eu acho que é tão fantástico", diz ele.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições