Nesta quinta-feira (19), a Organização das Nações Unidas divulgou um relatório informando que o Estado Islâmico pode ter cometido genocídio contra a comunidade yazidi, crimes contra a humanidade e crimes de guerra contra civis, inclusive crianças.
O documento foi feito com base em mais de cem entrevistas com vítimas e testemunhas do grupo islâmico. Agora espera-se que o caso seja encaminhado ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para que os criminosos sejam denunciados.
No combate às atrocidades do Estado Islâmico, as forças do governo iraquiano e milícias aliadas também podem ter cometido o que se considera crimes de guerra.
As investigações começaram em setembro pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, logo após o grupo terrorista se apoderar do norte do Iraque.
Os investigadores também denunciam o "tratamento brutal" infligido a outros grupos étnicos, incluindo cristãos, turcomanos, sabeus, curdos e xiitas.
.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições