Save the Children ajuda as crianças afetadas pelo terremoto no Japão

Save the Children ajuda as crianças afetadas pelo terremoto no Japão

Atualizado: Sexta-feira, 25 Março de 2011 as 9:28

Apesar das várias réplicas que continuam a ocorrer depois do terremoto que atingiu o Japão na última sexta-feira (11), membros da Save the Children Japan estão no nordeste do país, área mais afetada pelos tremores e pelo tsunami, para trabalhar em resposta à emergência, avaliando os danos e as necessidades das crianças e de suas famílias.

Estima-se que a catástrofe tenha deixado 100 mil crianças sem casas. “Suas casas foram destruídas e muitas delas estão em abrigos, uma experiência que deve ser terrível para os pequenos”, acrescentou Stephen McDonald, responsável pela atuação de Emergência no Japão.

Uma equipe da Save the Children Japan estabeleceu uma base de operações em Sendai, uma das cidades mais afetadas pelos tremores, distribuindo kits de emergência para as famílias. Os kits de higiene contêm produtos como sabão e toalhas e os kits familiares: cobertores, água, entre outros. Outra equipe está providenciando a instalação de Espaços Seguros, no trecho entre Sendai e Tóquio, onde as crianças possam brincar e recuperar-se do trauma que experimentaram.

A meta da organização é conseguir 1 milhão de euros para financiar as operações de socorro no nordeste do arquipélago. Por enquanto, muitas escolas foram transformadas em abrigos temporários para as pessoas deslocadas pelo desastre, nele, crianças estão dormindo em salas de aula lotadas, juntamente com muitos adultos.

Nesse momento, muitas estradas continuam intransitáveis na cidade de Sendai, pois os escombros e edifícios destruídos ocupam as estradas. Segundo a equipe, em muitos bairros, metade das casas pode ter sido destruída.

A Save the Children Japão foi fundada em 1986. Antes disso, há 25 anos, a organização já realizava atividades na Ásia. Atualmente tem programas e projetos em outros países como Vietnã, Nepal, Mongólia, Mianmar, Afeganistão e Sri Lanka. Ajude as crianças do Japão, acesse www.fundabrinq.org.br/japao e doe via cartão de crédito para a Save the Children Estados Unidos ou Save the Children Japão. 

veja também