Terroristas viram evangelistas após serem transformados por Jesus: ‘Nigéria será mudada’

Os ex-militantes islâmicos, incluindo crianças-soldado, conheceram o Evangelho através de missionários da JOCUM no país tomado pela violência e feitiçaria.

Fonte: Guiame, com informações de CBN NewsAtualizado: sexta-feira, 21 de novembro de 2025 às 15:07
Ex-militantes que foram batizados pela JOCUM na Nigéria. (Foto: YWAM).
Ex-militantes que foram batizados pela JOCUM na Nigéria. (Foto: YWAM).

Terroristas islâmicos foram transformados em evangelistas após aceitarem Jesus, na Nigéria, onde acontece um genocídio de cristãos por grupos extremistas.

Através do trabalho missionário da JOCUM no país, muitos jovens e até crianças-soldados abandonaram o Islã para seguir Jesus.

A equipe da JOCUM enfrentou um contexto hostil, testemunhando de perto os ataques brutais do grupo terrorista Boko Haram no Norte da Nigéria.

"O Boko Haram literalmente tomou conta de todo o lugar. Eles entram nas aldeias e as exterminam. Eles matam seus homens. Eles levam as meninas. Você encontra meninas pequenas que se tornam mães entre 10 e 11 anos", disse uma moradora local.

Em meio à perseguição violenta, os missionários da JOCUM também presenciaram vidas serem redimidas pelo poder do Evangelho.

No novo filme produzido pela missão “Go Africa”, Paul Dangtoudma, o líder de uma base da JOCUM na Nigéria, contou que mais de 60% dos funcionários da base são ex-militantes islâmicos que se converteram.

“Quando Deus nos chamou para ir àquele lugar, era uma zona proibida cheia de violência. Muita gente perdeu a vida lá. Muitas vilas foram destruídas. Jovens perderam a vida. Houve muito caos", contou o missionário.

Paul relatou que sua esposa sentiu medo de se mudar com as filhas para um país cheio de violência, até ser impulsionada por Deus.

"Deus mudou meu coração e me deu o Seu coração para a nação da Nigéria", declarou a esposa, Rachel Dangtoudma.

Anunciando o Evangelho com coragem

O casal de missionários plantou uma base da JOCUM em uma região tomada por terroristas e feiticeiros, que matavam cristãos após fazerem rituais satânicos.

Revestidos do poder de Deus, eles pregaram o Evangelho com coragem e levaram muitos terroristas a Jesus.

Nightmare é um dos militantes convertidos. Ele se arrependeu de ter cometido assassinatos e chegou a pedir perdão às viúvas dos homens que matou.

Muitos dos ex-radicais foram alunos da JOCUM, se tornando evangelistas, pastores e líderes de louvor. Outro ex-terrorista, que foi discipulado pelos missionários, se tornou advogado na Inglaterra.

Viúvas de pastores acolhidas

Os missionários também acolheram 6.000 viúvas de pastores que foram mortos pelos extremistas islâmicos em ataques. Na base da JOCUM, as mulheres recebem aconselhamento para cura de traumas.

"Muitas igrejas e pastores foram mortos e as esposas ficaram sem seus maridos, que foram decapitados", afirmou a missionária Rachel.

Segundo Paul, algumas mulheres foram estupradas pelos terroristas na frente de seus filhos.

Transformação espiritual

Os missionários creem em uma transformação espiritual no país, que ocupa o 7° lugar na Lista Mundial da Perseguição 2025 da Portas Abertas.

"Acredito que Deus está levantando um exército de nigerianos para ir ao mundo todo para Ele ser conhecido", destacou Rachel.

"A Nigéria impactará o mundo. Muitos missionários serão enviados ao redor do mundo. Veremos um modelo de sociedade que Deus deseja estabelecer à medida que a Nigéria muda e se torna discípula de Jesus", completou Paul.

Sobre o genocídio de cristãos na nação, que tem sido denunciado por organizações cristãs e políticos, o missionário afirmou:

"Eles querem fazer jihad. Eles querem forçar as pessoas a se converterem ao Islã. Não são apenas os cristãos que sofrem; muitos muçulmanos também estão sofrendo. O que está acontecendo é simplesmente demoníaco".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições