Viúvas dormem em colchões pela primeira vez, após doação de missionários na África

A ação da ONG missionária CACEMAR levou um pouco de dignidade a mulheres que vivem em extrema pobreza em Burkina Faso.

fonte: Guiame, Cássia de Oliveira

Atualizado: Quarta-feira, 31 Março de 2021 as 2:45

As viúvas beneficiadas nunca tinham dormido num colchão em Burkina Faso. (Foto: Israel Florentin/CACEMAR).
As viúvas beneficiadas nunca tinham dormido num colchão em Burkina Faso. (Foto: Israel Florentin/CACEMAR).

É difícil imaginar que pessoas nunca tiveram uma cama confortável para dormir e descansar depois de um longo dia de trabalho. Mas, esta é a realidade de muitas viúvas que vivem em situação de extrema pobreza em Burkina Faso, na África: nunca dormiram em um colchão.

Os missionários brasileiros da ONG missionária CACEMAR (Centro de Acolhimento, Casa Esperança e Missão Refúgio), que atua no país, doaram colchões para três viúvas que dormiam em esteiras no chão, na cidade de Bobo Dioulasso.

“São mulheres que tem mais que o dobro da nossa idade e nunca dormiram num colchão, nem sabiam o que eram deitar em um colchão”, explicou ao Guiame a missionária Kamila Bianchi, de 31 anos, uma das diretoras da CACEMAR.

Ela conta que as viúvas que receberam os colchões ficaram muito gratas e felizes com o gesto: “Elas agradeciam muito e comemoravam com pulinhos de alegria e danças típicas. É muito bonito de ver a alegria delas”.


As viúvas em Bukina Faso vivem em extrema pobreza porque ficam desamparadas quando o esposo falece. (Foto: Israel Florentin/CACEMAR).

A missionária da CACEMAR explica que as viúvas em Burkina vivem em situação de vulnerabilidade social porque ficam desamparadas legalmente quando o esposo falece. Elas perdem o direito de propriedade e a guarda dos filhos. Essas mulheres também não ganham pensão ou auxílio do governo.

“Essas viúvas passam a viver em situação de extrema pobreza. As mais velhas são as que mais sofrem, porque não encontram um trabalho melhor e acabam em serviços muito pesados. Muitas delas se tornam catadoras de pedras na rua para vender brita ou areia para obras”, afirma Kamila.

 Projeto Frutos da nossa terra

Desde 2015, o Projeto “Frutos da nossa terra” da CACEMAR presta assistência social a essas viúvas, na capital de Burkina Faso, através da agricultura. As mulheres cultivam alimentos para seu consumo próprio e também para comercializar. Na horta comunitária são semeados milho, abobrinha, jiló, berinjela, quiabo e tomate.

A ONG também visita as viúvas em suas casas, levando café e chá, e sempre que possível, alimentos não perecíveis. Na ocasião, os missionários falam do evangelho, cantam e dançam com as mulheres.

“Buscamos a valorização delas. Devolvendo alegria aos seus lares e gerando frutos para suas mesas”, afirma a missionária Rejane Kologo , fundadora da CACEMAR.

veja também