No último sábado (5), cerca de cinco mil cristãos evangélicos se reuniram na Bulgária no 7º Dia Nacional de Oração pelo país e pelo mundo.
O evento anual ocorreu na Arena Burgas com o objetivo de unir os cristãos em oração por sua nação, pelo mundo e pelo avanço do Evangelho.
Os organizadores relataram que cerca de 5.000 pessoas compareceram, enquanto cerca de 1.000 indivíduos participaram através da transmissão ao vivo.
O município de Burgas, como parceiro oficial do evento, ressaltou a contribuição significativa das comunidades cristãs para o bem-estar local e nacional.
O prefeito Dimitar Nikolov fez um discurso aos participantes, enfatizando a importância da oração para fomentar a bondade e o amor entre as pessoas:
“Vamos abrir nossos corações para a luz. Quando pedimos algo em oração com fé forte, nós o receberemos. Burgas sempre os receberá de braços abertos”.
Na ocasião, várias figuras públicas compareceram, incluindo o Presidente do Conselho Municipal de Burgas, Mihail Hadzhiyanev, e o Mediador Público de Burgas, Todor Stamboliev.
“Antigamente, quartéis militares ficavam onde a Arena Burgas está hoje. Hoje, um poderoso exército espiritual se reuniu aqui”, disse um pastor local.
Orando pela nação
O pastor Zhivko Tonchev de Burgas liderou um momento de oração pelo governo e economia do país, destacando valores como trabalho duro, honestidade e diligência.
Ele enfatizou a necessidade de buscar o benefício dos outros como base para o crescimento espiritual: “Somente com a ajuda de Deus podemos ser libertos do espírito de engano”.
O evento não apenas proporcionou encorajamento espiritual, mas também reforçou o compromisso das igrejas evangélicas em promover valores morais e espirituais na sociedade búlgara.
O “Dia Nacional de Oração pela Bulgária e pelo Mundo” é uma iniciativa do Movimento Geral de Oração e Irmandade, estabelecido em março de 2017 na cidade de Stara Zagora.
No início, cerca de 80 pastores e líderes de igrejas de várias denominações evangélicas assinaram um acordo para unir seus esforços para reuniões de oração regionais e nacionais, promovendo a fraternidade bíblica.
O movimento se esforça para encorajar a unidade entre os crentes, apesar das diferenças denominacionais, e para inspirar comunidades de igrejas a se envolverem em atos de amor fraternal.
“Quando oramos juntos, Deus ouve nossas orações e responde com poder”, afirmou um dos palestrantes.
Pedidos de oração
Os pedidos de oração foram anunciados com antecedência, e incluíam orações por salvação, crescimento espiritual, unidade entre os fiéis e paz mundial.
O pastor Valentin Georgiev, anfitrião do evento, informou que representantes de igrejas na Turquia, Coreia do Sul, vários países europeus e congregações cristãs búlgaras no Reino Unido estavam presentes no local.
“Nossas palavras em oração não devem ser previsíveis, indiferentes ou vazias. O desafio para nós é clamar por mudanças em nossas famílias, locais de trabalho, sociedade e igrejas, porque a oração muda tudo”, declarou ele.
No local outros pastores também oraram pela bênção e proteção de Deus, pela próxima geração de crentes e pelo poder do Espírito Santo e Seus dons nos ministérios.
Um ponto importante do Dia Nacional de Oração deste ano foi a participação de representantes de igrejas evangélicas búlgaras no Reino Unido.
Antes do encerramento da reunião, foi anunciada a data para o próximo Dia Nacional de Oração: 4 de outubro de 2025. O local será definido em uma reunião de planejamento dos pastores em março.
“Estou profundamente impressionado com a oração de hoje. Este evento é único em sua escala e natureza. Existem poucos países no mundo onde crentes de várias denominações cristãs se reúnem para orar com tanta paixão”, concluiu o coordenador regional pastor Georgiev.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições