A busca da união com Deus

A busca da união com Deus

Atualizado: Segunda-feira, 18 Outubro de 2010 as 2:15

Para compreender melhor a experiência de João Wesley ocorrida à Rua Aldersgate, Londres, no dia 24 de maio de 1738, precisamos lembrar que sua busca foi essencialmente uma busca pela santidade. Como Agostinho em suas CONFISSÕES e Lutera na descrição de sua TURMERLEBNIS, Wesley também deixou sua autobiografia espiritual no JOURNAL, 19-25 I maio / 1738, em 18 parágrafos enumerados.

Wesley deixa bem clara a influência de leituras e de pessoas que lhe serviram de orientadores espirituais, em sua busca pela santificação. Lendo, A IMITACÃO DE CRISTO, de Kempis, ele começou' a perceber que a verdadeira religião tem a sua sede no coração, e que a lei de Deus se estende a todos os pensamentos, palavras e ações. Em contato com a PERFEICÃO CRISTÃ e O CHAMADO SÉRIO, de William Law, Wesley se convenceu da extraordinária altura, largura e profundidade da Lei de Deus; Clamou a Deus e resolveu não mais adiar o ' tempo de obedecê-lo.

Durante os anos de sua busca da santificação, através dos próprios esforços, sentia que seria aceito por Deus e já se encontrava em estado de salvação. Mas, esta falsa esperança, aos poucos, o abandonava. Somente em 1738, Wesley encontrou o verdadeiro caminho da santificação, através de sua profunda experiência de fé pessoal, de confiança em Cristo. Ele experimentou a mudança que Deus opera no coração pela fé em Cristo: A fé havia aberto a porta para o novo nascimento e para o caminho certo da santificação, "sem a qual ninguém verá o Senhor ". (Hb 12:14)

Dr. Tácito da Gama Leite Filho   é escritor, autor de 84 Livros; doutor em Teologia (Pontifícia Universidade Católica - RJ); doutor em Psicologia (Florida Christian University, Miame - FL - USA); fundador e diretor do CETEO - Centro de Estudos Teológicos Brasileiro - www.ceteo.com.br .  

veja também