Analfabeta aprende a ler com a Bíblia aos 30 anos no Nepal

Lalu não teve a oportunidade de ir à escola, mas com a ajuda de amigos da igreja, conseguiu realizar o sonho de ler a Bíblia.

fonte: Guiame, com informações de Eternity News

Atualizado: Quinta-feira, 18 Março de 2021 as 4:35

Lalu não teve a oportunidade de ir à escola, mas com a ajuda de amigos da igreja, conseguiu realizar o sonho de ler a Bíblia. (Foto: Reprodução/Eternitynews).
Lalu não teve a oportunidade de ir à escola, mas com a ajuda de amigos da igreja, conseguiu realizar o sonho de ler a Bíblia. (Foto: Reprodução/Eternitynews).

Uma mulher cristã chamada Lalu aprendeu a ler com a Bíblia aos 30 anos, no Nepal. Ela testemunha que nunca foi à escola durante sua infância e adolescência porque teve que ficar em casa cuidando dos animais, que sua família criava.

“Meus pais nunca me mandaram para a escola. Mandaram meus dois irmãos, mas não me mandaram. Eu ficava em casa cuidando dos animais; tínhamos dois búfalos, duas vacas e 10 cabras. Portanto, nunca aprendi a ler ou escrever”, conta Lalu.

Quando ela tinha 10 anos, sua mãe foi diagnosticada com lepra e por causa da doença, seu pai abandonou a família. A mãe de Lalu começou a ser tratada no Hospital de Hanseníase em Pokhara (Nepal) e nesta época, mãe e filha conheceram o evangelho e aceitaram a Jesus.

Porém, Lalu não conseguia ler a Bíblia por ser analfabeta. Depois de adulta, aos 25 anos, quando sua filha foi para a escola e aprender a ler e a escrever, a menina tentou ensiná-la, mas Lalu não conseguiu aprender porque não tinha muito tempo livre.

Então, aos 30 anos, com ajuda de amigos de sua igreja e professores da escola local, Lalu conseguiu enfim aprender a ler através da Bíblia. “Eles foram tão gentis comigo. Escrevi meu próprio nome pela primeira vez na vida. Então fui para o trabalho e passei por uma placa que via todos os dias, durante anos. Pela primeira vez, pude ler a placa! Eu estava tão feliz! Então, lentamente, comecei a ler a Bíblia”, conta.

Hoje, Lalu relata que ama ler os Salmos e que seu favorito é o Salmos 25, ela diz o porquê: “Antes de me tornar cristã, eu sentia muita vergonha, por causa da minha origem familiar e de minha mãe com lepra, e eu não tinha educação e não podíamos conseguir trabalho. Naquela época, sempre me sentia pequena. Mas quando li o Salmo 25, entendi que não precisava me sentir pequena e não precisava mais sentir vergonha”.

veja também