Após projeto de alfabetização, cristãos no Butão podem ler a Bíblia sozinhos

O programa de alfabetização de jovens e adultos no Butão é desenvolvido pela organização Portas Abertas.

Fonte: Guiame, com informações do Portas AbertasAtualizado: quinta-feira, 30 de novembro de 2017 às 21:05
As aulas estão ajudando no relacionamento pessoal dos cristãos com Deus. (Foto: Reprodução).
As aulas estão ajudando no relacionamento pessoal dos cristãos com Deus. (Foto: Reprodução).

O relacionamento com Deus não é somente ir ao culto, mas também refletir na Palavra de Deus por meio da leitura da Bíblia. Tal atitude fortalece nossa fé e responde questionamentos que aparecem durante nossa caminhada. Mas, e quem não sabe ler? Este é justamente o caso de vários cristãos no Butão, país localizado no sul da Ásia. Por isso, diversos projetos de alfabetização estão sendo desenvolvidos na região.

Lhundup é um dos parceiros do Ministério Portas Abertas. Ele informou que desde que começaram as aulas, a maioria dos alunos estão aprendendo a ler a Bíblia e fazer suas próprias anotações. “É uma enorme bênção para aqueles que não puderam ir à escola quando crianças”, afirma.

Cada turma é formada por pelo menos 15 alunos. Alguns desses alunos contaram sobre a alegria de poder ler a Bíblia. Ina, de apenas 23 anos participou de um dos cursos no começo do ano. Ela ressalta que quando ia à igreja, levava a Bíblia, mas não podia ler. A jovem só poderia sentar e ouvir a pregação.

“Após participar das aulas por quatro meses, agora leio a Bíblia sozinha. Me sinto tão feliz e abençoada! Obrigada por esse projeto de alfabetização”, celebrou a nova alfabetizada.

Já Jigme, que é lavrador e que também fez o curso, salientou que nunca havia frequentado a escola. “Como eu era o único filho, meus pais não podiam me mandar para a escola”, disse ele que é casado e tem dois filhos. “Meus filhos estudam, e eu também queria saber ler e escrever, como eles”, disse.

“Mas eu pensava que já era tarde demais para mim”, pontuou. Apesar das condições ruins, tal pensamento mudou quando o líder da igreja de Jigme lhe disse que haveria um curso de alfabetização de janeiro a abril. Prontamente ele resolveu fazer parte do quadro de alunos e conta que agora consegue ler a Bíblia devagar e entender tudo muito bem. “Estou muito feliz e agradeço a todas as pessoas que apoiam esse projeto”, finalizou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições