Associação evangélica age contra a violência doméstica

Associação evangélica age contra a violência doméstica

Atualizado: Quinta-feira, 29 Abril de 2010 as 3:16

Com uma cerimônia oficial realizada na terça-feira, 27, e que contou com a assistência de representantes das igrejas e entidades cristãs do país, a Associação Paz e Esperança deu início a suas ações nesta cidade do sudeste boliviano.

''A redução da violência contra a mulher será um dos campos no qual concentraremos prioritariamente nossos esforços nesta primeira etapa'', assinalou Eva Morales, a diretora executiva do escritório nacional desta entidade evangélica na Bolívia. Morales é psicóloga, especialista em investigação social, com estudos de pós-graduação em Teologia.

''A nossa é uma sociedade que ainda tolera e permite o abuso físico e psicológico contra crianças e mulheres. Neste contexto, nós, cristãos, devemos ser os primeiros a lutar para que esta situação mude e vejamos uma nova geração em que não seja normal que se atente contra a saúde e a vida das mulheres”, agregou.

Segundo dados oficiais de 2007, Santa Cruz é a segunda cidade boliviana com maior número de casos denunciados por maus tratos contra a mulheres e a primeira com um elevado índice de casos por abuso sexual.

Paz e Esperança é uma organização internacional, de inspiração evangélica, que trabalha pela promoção da justiça social e o desenvolvimento integral dos pobres e excluídos. Foi fundada em 1996 por um grupo de profissionais e pastores na cidade de Lima, Peru.

Nos anos 90, seus esforços focaram o apoio legal, social e psicológico a centenas de vítimas do conflito armado interno que o Peru viveu 1980 a 2000. Depois, Paz e Esperança instalou escritórios em outras cinco regiões do Peru, para trabalhar em temas diferentes como: atendimento de crianças que sofreram abusos e maus tratos, prevenção da violência contra a mulher, apoio a comunidades indígenas em suas demandas por terra e na defesa de seus recursos naturais.

Além do escritório de Santa Cruz, Paz e Esperança conta com um trabalho consolidado em Guayaquil, Equador, e um escritório de enlace com o Norte em Minnesota, Estados Unidos.

Junto com estes esforços nacionais, Paz e Esperança desenvolve programas e projetos de cooperação com redes sociais e igrejas em vários países latino- americanos em temas relacionados com a incidência pública e a reivindicação de direitos.

veja também