“Avivamento”: Pastor relata curas, salvações e batismos em país controlado pela Rússia

O pastor Yuriy Semenyuk superou perseguições para pregar o Evangelho na Transnístria.

Fonte: Guiame, com informações de CBN NewsAtualizado: quarta-feira, 19 de junho de 2024 às 15:39
Batismo na igreja local. (Foto: Reprodução/CBN News)
Batismo na igreja local. (Foto: Reprodução/CBN News)

Cristãos de uma parte da Moldávia controlada pela Rússia, testemunharam que a comunidade está vivendo um avivamento

Na região da Transnístria, o pastor da Igreja de Cristo Salvador, Yuriy Semenyuk, relatou à CBN News: "Eu amo servir as pessoas, amo a Deus e quis fazer algo por Ele durante toda a minha vida. E depois de um tempo, Ele me disse: 'Yuriy, preciso de você na Transnístria'".

Em 2000, Yuriy, sua esposa e três filhos se mudaram da vizinha Ucrânia para a Transnístria. No entanto, os primeiros sete anos de ministério como família missionária não foram fáceis.

“Fui alvo de algumas pessoas do governo, policiais e gangsters. O pior, claro, foi dos gangsters porque eles tentaram me matar e sequestrar meus filhos", lembrou ele.

Apesar das ameaças contínuas, ele continuou a compartilhar o Evangelho, muitas vezes levando a Palavra de Deus a áreas controladas por gangues, onde alguns gangsters e suas esposas se tornaram cristãos.


Pastor Yuriy. (Foto: Reprodução/CBN News)

Crescimento da igreja 

Em 1990, a Transnístria se separou da Moldávia para estabelecer seu próprio governo, moeda e Estado. Embora não seja reconhecido pela comunidade internacional, o território se tornou dependente da Rússia com cerca de 2.000 soldados no local.

Então, as autoridades de Moscou começaram a perseguir o pastor. Mas ele não se intimidou: “Todas as manhãs, quando acordo, digo a mim mesmo: ‘Yuriy, você ainda está vivo e tem mais um dia para pregar o Evangelho, mais um dia para fazer algo pelo Reino de Deus’”.

Hoje, Yuriy contou que a Igreja de Cristo Salvador é a maior congregação da Transnístria.

“Temos um avivamento inacreditável. Ainda estamos vivos após 24 anos no campo missionário”, disse o pastor.

Todos os domingos, centenas de pessoas lotam a igreja e escutam o Evangelho pela primeira vez. Para Yuriy, o segredo do crescimento da igreja é a obediência.

“Nós amamos a Deus, tentamos ser muito obedientes à Sua Palavra e ao Seu Espírito, e porque amamos as pessoas, fazemos tudo o que é possível para ajudá-las”, explicou ele.

Os batismos acontecem com frequência, assim como programas juvenis para diferentes faixas etárias e evangelismos de rua.


Culto na igreja. (Foto: Reprodução/CBN News)

Milagres

Yuriy destacou a manifestação do poder de Deus através dos sinais, maravilhas e milagres que ocorrem após os cultos.

“Por exemplo, pode ser câncer, e o câncer desaparece. Ou alguém tem um problema de visão e Deus cura. Os surdos conseguem ouvir”, contou ele. 

“Acredito que todo esse poder está no Evangelho e todos esses milagres acontecem porque as pessoas pregam a Bíblia, e Deus nos capacita a pregar e fazer discípulos”, acrescentou.

Enquanto isso, o programa “Orphan's Promise” da CBN faz parceria com a Igreja de Cristo Salvador onde a cada semana, os jovens assistem aulas de informática, costura, fotografia, inglês, matemática e discipulado. 

Algumas mães têm aulas de dança, canto e culinária ministradas pelos voluntários. Muitos dos que frequentam não têm dinheiro para pagar, por isso a Orphan's Promise oferece aulas gratuitas na igreja.

“Usamos as salas do porão e as crianças podem ouvir o que está acontecendo no primeiro andar quando têm reuniões de jovens, ministério de adolescentes, ministério dominical. Por causa desse som, elas começam a vir e se juntam à igreja e depois de um tempo seus pais as acompanham. Então, por meio desse relacionamento com a Orphan's Promise estamos expandindo o Reino de Deus", relatou o pastor.

Depois da invasão da Ucrânia por Vladimir Putin, presidente da Rússia, muitos residentes estão preocupados com a possibilidade de a guerra também afetar a Transnístria em breve.

Porém, Yuriy não tem medo e planeja permanecer na região apesar das suspeitas de conflito.

"Conhecemos o nosso chamado. Deus nos disse para pregar o Evangelho e fazer discípulos, então nada muda, guerra ou não, não importa que tipo de situação enfrentemos ao nosso redor, temos o mesmo chamado o tempo todo", concluiu o pastor.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições