Durante a celebração da Páscoa Judaica (Pessach), no último fim de semana, centenas de pessoas se reuniram em Santa Maria (RS), para participar do Alinhamento Profético 2025, liderado pelo pastor Joel Engel.
Com o tema “Resgate dos Primogênitos”, o Alinhamento Profético 2025 reuniu participantes de 300 denominações diferentes, vindos de 215 cidades e 19 estados brasileiros. O encontro também teve alcance internacional, com representantes de oito países: Brasil, Inglaterra, Uruguai, Estados Unidos, Japão, Portugal, Argentina e Suécia.
Este ano, o encontro aconteceu exatamente durante o Shabat Hagadol, o “grande sábado” que antecede a celebração do Êxodo no calendário judaico. Para Engel, esse alinhamento entre o calendário profético e o calendário bíblico não é coincidência: “É um chamado para que o Brasil se posicione como nação diante de Deus”.
Alinhamento e a Páscoa Judaica
A Páscoa (Pessach, em hebraico) é uma das festas mais importantes do calendário judaico. Comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito, conforme relatado em Êxodo 12.
Engel explica que a Páscoa não é apenas uma memória histórica, mas uma convocação para os dias atuais: “Quando você recita a história da Páscoa, ela acontece de novo hoje. Essa é a palavra dos sábios”.
Este ano, o carro-chefe do Alinhamento Profético foi o tema do resgate do primogênito. O pastor explicou: “Mesmo aqueles que não são primogênitos carnais podem acessar essa unção. Há uma herança no espírito que precisa ser liberada”.
Em sua ministração, Engel afirmou que muitos dos ataques enfrentados por líderes, empresários e pastores têm raízes na ausência do resgate espiritual da primogenitura:
“Há uma perseguição de Satanás violenta nos seus negócios, no seu ministério. E qual a base que Satanás tomou para esse ataque, dia e noite? Exatamente a falta do resgate da primogenitura.”
Ser primogênito não significa simplesmente ser o primeiro filho biológico. No sentido espiritual, podemos nos tornar primogênitos por meio de Cristo.
“Os primogênitos haviam sido separados para o sacerdócio, mas quando pecaram no bezerro de ouro, Deus os substituiu pelos levitas. Mas Deus deu uma chave para quem quer ser primogênito: se levantar com zelo e santidade contra a idolatria, e apresentar uma oferta de resgate.”
Engel então explicou que qualquer um que deseje cumprir o chamado sacerdotal pode, por meio de uma vida de consagração, resgatar esse lugar:
“Você pode não ter nascido primogênito, mas pode se posicionar como tal. Em Cristo, você tem direito à primogenitura. Jesus conquistou isso na cruz.”
Joel Engel durante o Alinhamento Profético 2025. (Foto: Ministério Engel)
Outro paralelo bíblico destacado pelo pastor foi o episódio em que Abraão entrega Isaque no altar. Segundo ele, esse momento não apenas representa o sacrifício de um filho, mas o estabelecimento do princípio do resgate:
“Quando Abraão foi sacrificar seu filho, Deus enviou um anjo e disse: ‘Não!’. Ali entrou o direito de resgate. Deus Pai resgatou Isaque. Depois disso, foi Deus quem providenciou um carneiro, que simboliza a redenção não apenas de um, mas de muitos.”
Esse símbolo, segundo Engel, aponta para o poder de multiplicação da redenção — o sacrifício de um justo gerando libertação para nações inteiras. “Isso fala da nossa missão evangelística, profética, sacerdotal.”
‘Brasil, seu tempo de resgate chegou!’
Em diversos momentos do Alinhamento Profético 2025, Engel enfatizou que a batalha pelo destino do Brasil passa pela revelação da primogenitura espiritual da nação:
“O Brasil é primogênito entre as nações. Não porque nasceu primeiro, mas porque tem uma unção para influenciar outras nações. Mas essa unção precisa ser resgatada. Está em risco. Está aprisionada”, alertou. “Vamos resgatar nossa nação das mãos do inimigo!”
Os momentos finais do encontro foram marcados por atos proféticos e momentos de clamor e adoração.
A proposta do Alinhamento Profético não termina no evento. Engel anunciou que os próximos 50 dias — até a festa de Pentecostes — serão parte de uma jornada de busca por mais de Deus. “Há mais por vir. Mais revelação. Mais cura. Mais resgate!”
Por fim, Engel deixou uma mensagem clara: Deus está chamando o Brasil para uma nova identidade: posicionado como primogênito diante Dele.
“Sua vida nunca mais será a mesma”, declarou Engel. “E o Brasil também não. Porque o que Deus começou aqui vai ecoar nas nações. O tempo do resgate chegou!”
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições