Brian Houston (Hillsong): "Somos uma igreja acolhedora, mas não apoiamos um estilo de vida gay"

Em seu artigo mais recente, o pastor explicou que homossexuais são bem vindos para frequentar os cultos em sua igreja, mas a Hillsong não apoia o estilo de vida homossexual.

Fonte: Guiame, com informações da HillsongAtualizado: quarta-feira, 5 de agosto de 2015 às 13:16

 

"Que fique claro: nós não afirmamos um estilo de vida gay e por isso não colocamos conscientemente pessoas ativamente homossexuais em cargos de liderança, remunerada ou não". A afirmação foi feita pelo Pastor Brian Houston em um artigo publicado no site oficial de sua igreja, Hillsong.

O nome da denominação esteve envolvido recentemente em uma polêmica, na qual um casal gay (Josh Canfield e Reed Kelly) teve seus nomes citados como possivelmente líderes da área de música da Hillsong Nova York.

Em nota oficial, Houston informou que desde que assumiram sua homossexualidade, Josh e Reed não respondem mais como liderança na denominação.

"Vários meses atrás, um de nossos diretores do coro fez uma declaração pública inesperada sobre o seu noivado com um homem, que também chegou a cantar em nosso coral. Foi uma completa surpresa para nós também. Entendo que desde então, eles não tenham mais se envolvido em qualquer liderança ministerial ativamente", disse.

Já em seu artigo mais recente, o pastor reafirmou o posicionamento de sua igreja com relação à homossexualidade e ao casamento gay, além de explicar que homossexuais são bem vindos para frequentar seus cultos, mas a Hillsong não apoia o estilo de vida homossexual.

Confira o artigo abaixo:

Eu amo os Gays?

Eu amo e me preocupo com as pessoas - de todas as esferas da vida; pessoas com crenças diferentes, ética, perspectivas e estilos de vida. Eu me preocupo que a humanidade e alguns dentro da igreja cristã podem ser tão rápidos para alienar e ostracizar outros que sejam diferentes; aqueles que vivem de forma diferente, pensam diferente, falam de forma diferente.

Eu também vivo por minhas próprias convicções, e mantenho o pensamento cristão tradicional sobre estilos de vida homossexuais e casamento gay. Eu acredito que a Palavra de Deus é clara sobre o casamento ser entre um homem e uma mulher. Os escritos do apóstolo Paulo nas escrituras sobre o assunto da homossexualidade também são claros, como já mencionei em declarações públicas anteriores.

A Hillsong Church saúda a todas as pessoas, mas não afirma todos os estilos de vida. Que fique claro: nós não afirmamos um estilo de vida gay e por isso não colocamos conscientemente pessoas ativamente homossexuais em cargos de liderança, remunerada ou não. Eu reconheço que esta declaração em si mesma é perturbadora para as pessoas de ambos os lados desta discussão, que aponta para a complexidade da questão para as igrejas de todo o mundo.

Eu amo e aceito as pessoas em um nível pessoal e se eu vivesse ao lado de um casal gay, iria trata-los com o mesmo abraço que eu faria com qualquer outro vizinho, porque - surpresa, surpresa - nem todos os meus vizinhos pensam como eu. Todo mundo tem o direito de buscar a felicidade. Eu posso discordar totalmente com você sobre o que vai trazer às pessoas a verdadeira felicidade e eu sempre ensino e prego de acordo com as minhas convicções pessoais e os ensinamentos das Escrituras, mas eu não posso fazer escolhas de outras pessoas por elas - e, francamente, eu não quero. Este não é o meu trabalho. Mesmo Deus criou a humanidade com uma vontade livre.

O mundo ocidental está aparentemente se movendo rapidamente em direção casamento gay, para que este seja universalmente legalizado, então como é que isto nos afeta como igreja, e como isso afeta os vários membros individuais da Hillsong Church? Acredito que podemos bastante confortávelmente continuar a funcionar dentro desse ambiente, presumindo que não sejamos forçados através de legislação a comprometer as nossas próprias convicções. O casamento gay já está legalizado em muitos lugares onde a Hillsong Church existe, e nós estamos funcionando bem e sem impedimento.

Todos são bem vindos à Hillsong Church, exceto os predadores conhecidos, aqueles que são perturbadores, ou aqueles que têm agendas contraditórias.

Então, se você é gay, você é bem-vindo na Hillsong Church? Claro! Você está convidado a participar de um culto com a gente e participar como um membro da congregação com a garantia de que você está pessoalmente incluído e aceito dentro de nossa comunidade. Mas (isso é o que pode ser irritante), pode assumir um papel de liderança ativa? Não.

Isso não vai fazer todos felizes e para alguns, essa postura pode até é visto como hipócrita. Somos uma igreja acolhedora com relação a gays, mas não somos uma igreja que afirma um estilo de vida gay.

Comecei esta conversa com "Eu amo e me preocupo com as pessoas - de todas as esferas da vida; pessoas com crenças diferentes, ética, perspectivas e estilos de vida. Eu me preocupo que a humanidade e alguns dentro da igreja cristã podem ser tão rápidos para alienar e ostracizar outros que sejam diferentes; aqueles que vivem de forma diferente, pensam diferente, falam de forma diferente". Bobbie e eu estávamos em um elevador, hoje, com uma mulher saudita vestida em trajes muçulmanos. Tivemos uma conversa naqueles poucos momentos e seu rosto se iluminou com o maior, mais simpático sorriso. Quando ela saiu dissemos uns aos outros, 'que senhora encantadora'. Isso significa que eu agora endosso a sua religião? Não, não significa, mas se ela fosse minha vizinha, eu definitivamente iria convida-la para uma xícara de chá, ou ajuda-la em alguma coisa, se ela estivesse precisando.

Eu me importo com as pessoas e, sim, eu tenho amigos gays. Jesus tinha muitos amigos que irritaram os religiosos e o trouxeram a condenação por parte de muitos. Ele endossou um pecador humilde e condenou um fariseu hipócrita. Ele seria o mesmo se o seu tempo na Terra como um homem estivesse em nossa geração, confrontado os problemas sociais que enfrentamos e somos forçados a enfrentar hoje.

Se Deus quisesse condenar o mundo Ele teria enviado um condenador. Mas Ele não o fez, Ele queria salvar o mundo, então enviou um Salvador. João 3:17.

Ame,

Brian

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições