Colégio adventista transforma conhecimento em grande aventura

Colégio adventista transforma conhecimento em grande aventura

Atualizado: Terça-feira, 13 Setembro de 2011 as 8:46

O mês de setembro no Colégio Adventista de Maceió começou a todo vapor. Na primeira semana do mês, ocorreu a grande final do Projeto Sherlock Conhecimento com os alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 8º ano. Sob a coordenação da professora Marilei Cardoso e equipe, o Projeto Sherlock 1.0: Uma Aventura no Conhecimento foi concebido para aproximar os alunos do aprendizado e da solução de problemas relacionados ao dia-a-dia. 

Os objetivos desta aventura diária no colégio estão bem claros na mente de toda a equipe pedagógica:

- Melhorar o nível de aproveitamento do aluno;

- Desenvolver níveis de raciocínio mais elevado;

- Despertar um  grau maior de motivação pessoal no aluno;

- Desenvolver uma maior autoestima;

- Capacitar o aluno para uma ampla sociabilização;

- Desenvolver o respeito e aceitação mútua entre os alunos;

- Aprender a pensar e a trabalhar em grupo;

- Aumentar a capacidade de raciocínio crítico.

O Projeto Sherlock é uma proposta de aprendizagem envolvente com a finalidade de estimular e tornar o ensino-aprendizado mais significativo através de competições, desafios motivadores, gincanas, dinâmicas etc. No começo do ano letivo os alunos foram divididos em equipes e então participaram do Sherlock Ação, que consistiu numa série de desafios envolvendo todas as disciplinas contendo charadas, pistas, montagem de mosaico, cruzadinhas e principalmente problemas de raciocínio lógico na internet através do twitter, youtube e outros sites.

Para completar a aventura no conhecimento os alunos participaram de um programa de perguntas e respostas no auditório e as questões foram todas elaboradas pelos professores que utilizaram o conteúdo de sala de aula.

Mas não basta apenas saber, é preciso agir. As equipes, com nomes supercriativos escolhidos pelos próprios alunos como, por exemplo, a "Equipe CSI", puseram a solidariedade em prática ao trazer Kits de Higiene Básica para serem doados aos alunos bolsistas das Faculdades Adventistas da Bahia (FADBA), esse foi o Sherlock Solidário.

Solidariedade anda de mãos dadas com a Esperança, assim, livros A Grande Esperança serão distribuídos pelas equipes no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares dando um recado de otimismo para todos os passageiros: "Viaje com Esperança!".

As equipes gostam de agitação, criatividade e colocam o que aprenderam em sala de aula em prática, portanto para a culminância do Projeto Sherlock 1.0 as Matrículas para o ano de 2012 serão lançadas no projeto Sherlock Vegas, com jogos lúdicos que estimulam o raciocínio e a cooperação do trabalho em equipe, tudo isso integrado ao Sherlock Pesquisa com o tema "Ciência e Tecnologia a serviço da humanidade", uma Mega Feira de Ciências no Pátio de Exposições do Centro de Convenções de Maceió.

Segundo a professora Marilei, coordenadora, "diante de um mundo tão competitivo, tecnológico e dinâmico, esse projeto proporcionou uma preparação para que os alunos se tornem profissionais para a vida, profissionais do futuro, onde o relacionamento e o trabalho em equipe serão exigidos, como: dar opiniões, ouvir, somar e ver as situações-problema de um modo crítico e construtivo".

Já para o pastor Leandro Alencar, vice-diretor do colégio, "não apenas os alunos se motivaram em aprender, mas inclusive os professores se motivaram a ensinar de um modo diferente, pois, o próprio ensino começa a volver-se para um aprendizado integral com as novas cobranças acadêmicas do novo ENEM".

Tanta atividade só é possível porque nossos alunos estão mesmo a mais de mil, em quantidade, qualidade e energia. O Projeto Sherlock fez os alunos passarem por experiências nunca vividas e os habilitou para serem alunos, cidadãos, amigos e filhos melhores.

veja também