"Continuamos louvando a Deus”, dizem cristãos após incêndio em igreja histórica nos EUA

Líderes da Primeira Igreja Batista de Dallas encorajaram os cristãos a permanecerem confiando na fidelidade de Deus.

Fonte: Guiame, com informações de The Christian PostAtualizado: segunda-feira, 22 de julho de 2024 às 13:23
A igreja tomada pelas chamas. (Foto: Reprodução/X/Fox News)
A igreja tomada pelas chamas. (Foto: Reprodução/X/Fox News)

Na última sexta-feira (19), um incêndio causou danos significativos e o desabamento do telhado do templo histórico da Primeira Igreja Batista de Dallas, no Texas. Apesar do ocorrido, membros da congregação destacaram a fidelidade de Deus em meio às dificuldades.

“Agradecemos a Deus por sua proteção. Ele é soberano mesmo nos momentos mais difíceis. Continuamos louvando ao Senhor por sua mão protetora em nossa igreja”, declarou a Primeira Batista de Dallas no Facebook.

A igreja informou que ninguém se feriu e os bombeiros conseguiram conter as chamas. A causa do incêndio ainda não foi descoberta, e o caso segue sob investigação. 

Segundo o The Christian Post, o primeiro prédio da igreja foi construído em 1890 e era conhecido pelos tijolos vermelhos. Tempo depois, a congregação se mudou para a San Jacinto Street onde está localizada há cerca de 12 anos. 

A First Baptist Dallas foi liderada pelo pastor Robert Jeffress, um colaborador da Fox News e apresentador do programa de rádio americano "Pathway to Victory" (“Caminho para a vitória”). Nas redes sociais, Jeffress pediu orações pela igreja. 

Jeffress contou que a igreja foi o local de muitos eventos pessoais, incluindo seu batismo quando tinha 6 anos e sua ordenação para o ministério aos 21. A igreja tinha acabado de concluir a escola bíblica de férias com mais de 2.000 crianças no templo. 

"Agradecemos a Deus que ninguém tenha se machucado. Sou grato que a igreja não seja de tijolos e argamassa, são pessoas. O povo de Deus vai perseverar. A First Baptist Dallas vai perseverar. Agradecemos a tantos amigos em todo o país que estão orando por nós agora", disse o pastor à Fox News.

‘Vamos reconstruir o templo’

Após o incêndio, a igreja informou que o culto de domingo seria realizado no Centro de Convenções de Dallas.

“Deus é bom, e o seu amor dura para sempre. Vamos nos unir como congregação e adorar com gratidão, sabendo que Deus ainda é bom. Nos mantemos fortes na nossa fé e celebramos o amor e fidelidade intermináveis do Senhor. Levantaremos nossas mãos e louvaremos a Ele juntos a uma só voz”

E continuaram citando o texto bíblico de Tiago 1:2-3, que diz: “Meus irmãos, considerem-no pura alegria, sempre que enfrentarem muitas provas, porque sabem que a prova da vossa fé produz perseverança".

No último domingo (21), mais de 3.000 cristãos compareceram ao culto e ouviram uma mensagem de encorajamento sobre o tema “Uma caminhada digna”.

“Tivemos uma manhã maravilhosa de adoração. Nos unimos em unidade e adoramos ao nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. O nosso Pastor, Dr. Robert Jeffress, fez um discurso especial onde disse: ‘Vamos reconstruir o templo como símbolo da verdade’. O Dr. Ben Lovvorn deu uma mensagem inspiradora e nos lembrou de que Deus está no controle, e podemos depositar a nossa fé e confiança nEle”, compartilhou a igreja no Facebook.

Eles citaram a passagem bíblica em  2 Timóteo 1:7, que diz: "Porque Deus não nos deu espírito de temor, mas sim de poder, amor e equilíbrio". 

O incêndio atraiu reações de muitos líderes e políticos cristãos proeminentes no país. No X, OS Hawkins, primeiro-ministro do Seminário Teológico Batista do Sudoeste em Fort Worth e presidente emérito da GuideStone, compartilhou uma foto da igreja antes das chamas e comentou:

“Embora nossos corações estejam partidos por nunca mais nos sentarmos nestes bancos ou ficarmos de pé naquele púlpito do santuário histórico da FBC Dallas, agradecemos a Deus pelas dezenas de milhares de pessoas que, desde 1891, caminharam por estes corredores para entregar seus corações ao Senhor Jesus”.

O senador do Texas, Ted Cruz, disse que ele e sua família estão orando pela Primeira Igreja Batista de Dallas e compartilhou: 

“A Primeira Batista é uma igreja histórica — o falecido Rev. Billy Graham foi membro aqui por mais de meio século. Estou confiante de que a Luz de Deus brilhará sobre a Primeira Batista”.

De acordo com o The Dallas Morning News, o evangelista Graham foi membro da igreja de 1953 até 2008, quando mudou sua filiação para mais perto de sua casa na Carolina do Norte. 

Denny Burk, diretor do Center for Gospel and Culture no Boyce College do Southern Baptist Theological Seminary em Kentucky, escreveu no X que ele e sua esposa eram membros da igreja antes de se mudarem para Louisville. Ele compartilhou lembranças e chamou o incêndio de uma “perda dolorosa”.

Por fim, a igreja segue encorajando a fé dos membros e crendo na Palavra de Deus: "E sabemos que Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito", Romanos 8:28.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições