De refeições a pagamento de assistência médica, igrejas ajudam comunidade na pandemia

Pastores e membros compartilham o que suas igrejas têm oferecido para as pessoas que estão em isolamento em casa.

fonte: Guiame, com informações do Christian Headlines

Atualizado: Quinta-feira, 26 Março de 2020 as 11:26

Serviço cristão a pessoas em autoisolamento durante pandemia. (Foto: Reprodução/Getty)
Serviço cristão a pessoas em autoisolamento durante pandemia. (Foto: Reprodução/Getty)

Perdidas em meio às más notícias da dor causada pela pandemia de coronavírus estão as inúmeras maneiras pelas quais as igrejas americanas têm servido suas comunidades.

De acordo com o Christianity Today, as igrejas criaram métodos simples, porém criativos, de servir seus vizinhos.

Para destacar essa tendência, Ed Stetzer, Presidente da Igreja, Missão e Evangelismo de Billy Graham no Wheaton College, pediu aos pastores e membros da igreja que compartilhassem o que suas igrejas estavam fazendo.

As respostas fornecem uma pequena janela para o trabalho que as igrejas têm feito para servir durante essa crise.

Algumas igrejas têm distribuído comida para suas comunidades. Um membro de uma igreja de Green Bay, WI, disse que a igreja havia comprado centenas de caixas de cereais e as entregou às famílias enquanto dirigiam pelas escolas locais para pegar as refeições dos filhos.

O pastor Derwin Gray, da Igreja da Transformação em Charlotte, compartilhou que sua igreja se comprometeu a fornecer caixas de alimentos para 325 famílias.

Outras igrejas procuraram maneiras de servir os idosos e imunocomprometidos. Uma igreja em Dallas ligou para todos na igreja com mais de 70 anos e anotou sua lista de compras. Depois, eles encomendam os mantimentos e os entregam em mãos para que não precisem sair de casa. Uma igreja em Birmingham tem feito algo parecido, pois entrega mantimentos para idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido.

Stetzer também relatou que muitas igrejas assumiram os serviços descontinuados em suas áreas. Isso inclui refeições sobre rodas e almoços escolares.

As igrejas também disseram a Stetzer como serviram os profissionais de saúde que estão na linha de frente da crise. Duas igrejas da Geórgia serviram café a médicos, enfermeiras e equipe médica em hospitais locais.

Uma igreja da área de Nashville vem pagando assistentes sociais para manter os filhos dos profissionais de saúde e uma igreja em Chattanooga forneceu refeições para os socorristas.

O pastor Josh Howerton, da Lake Pointe Church, compartilhou como os membros de sua igreja alcançaram seus vizinhos. Muitos deles colocaram placas no quintal com a inscrição “Autoisolamento? Eu posso ajudar! Contate-me." Na placa tem o nome e o número de telefone da pessoa que se dispõe a ajudar.

Howerton disse a Stetzer que a igreja também realizou exames de sangue e forneceu alimentos onde os programas foram fechados.

veja também