Deputado Marcelo Aguiar apresenta projeto de combate ao bullying

Deputado Marcelo Aguiar apresenta projeto de combate ao bullying

Atualizado: Segunda-feira, 14 Fevereiro de 2011 as 10:48

Preocupado com a crescente onda de agressões físicas e psicológicas sofridas por estudantes, o deputado federal Marcelo Aguiar apresentou um projeto de lei que cria o “Programa de combate ao bullying escolar”.

A proposta tem por objetivo combater as práticas ardilosas e silenciosas, prevenir das consequências danosas, contribuir para a implantação de ações antibullying nas instituições de ensino, promover debates, assistência psicológica e solicitar relatórios bimestrais das ocorrências do bullying em todas as unidades escolares do território brasileiro.

Segundo a ONG PLAN, as ocorrências de bullying escolar crescem assustadoramente. 70% dos estudantes perguntados dizem ter presenciado cenas de violência entre seus pares, e 30% declararam ter sido vítimas da pressão psicológica do bullying.

O bullying é uma palavra de origem inglesa, adotada em muitos países para definir a vontade consciente e deliberada de maltratar outra pessoa e deixá-la sobtensão. É a violência física, psicológica e verbal, intencional e repetida, que ocorre sem motivação clara e evidente, praticada contra pessoas com o intuito de intimidá-las, excluí-las ou agredi-las, causando dor e angústia.

O bullying não se restringe apenas ao ambiente escolar. Existem algumas variações como o ciberbullying, que são atos de violência praticados na internet, que de uma maneira rápida é capaz de causar diversas calunias e males às vítimas.  

veja também