“Deus permite as tribulações para aperfeiçoar a nossa fé”, diz pastor

O pastor Joel Engel lembra que as tempestades virão, mas Jesus está no barco.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: quinta-feira, 23 de março de 2023 às 14:29
Imagem ilustrativa. Hand of God (Mão de Deus), obra artística de Yongsung Kim. (Foto: Foundation Arts)
Imagem ilustrativa. Hand of God (Mão de Deus), obra artística de Yongsung Kim. (Foto: Foundation Arts)

Todas as pessoas passam por momentos difíceis na vida, mas aquelas que depositam sua fé em Cristo não são abaladas pelas tempestades. Essa foi a mensagem do pastor Joel Engel na última terça-feira (21).

Qual é o motor da sua vida? Os seus pensamentos e emoções ou a sua fé? Hoje quero colocar Jesus na sua tribulação”, declarou o pastor durante o culto.

Engel meditou na passagem bíblica em que Jesus chamou seus discípulos para cruzar o Mar da Galileia de barco. Jesus adormeceu enquanto navegavam, até que uma forte tempestade os abateu.

Os discípulos foram acordá-lo, clamando: "Mestre, Mestre, vamos morrer!" Jesus se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas; tudo se acalmou e ficou tranqüilo, relata Lucas 8:22-25.

“Essa passagem bíblica traz uma revelação muito profunda a respeito das tribulações da vida. Tudo o que Jesus fazia era uma lição”, Engel afirma.

“A palavra tribulação tem vários significados, como: adversidade, sofrimento, amargura, angústia, aflição, agonia, tormento. Às vezes passamos por tribulações rápidas e outras por tempestades maiores. Como lidar em situações assim?”, o pastor questiona.

O pastor observou o fato de Jesus ter dormido no barco durante a tempestade: “Quando estou em uma situação difícil, eu não me desespero. Quando eu vejo que estou perdendo a tranquilidade, eu vou dormir”, ele brinca.

Onde está a sua fé?

Em continuação ao texto bíblico, Jesus perguntou aos seus discípulos: "Onde está a sua fé?". Amedrontados e admirados, eles perguntaram uns aos outros: "Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem?"

“Todos os nossos pensamentos produzem emoções. Por isso é muito importante que você tenha fé em Deus, e não na tempestade. Eu não creio em crise, eu creio em Cristo”, reforçou Engel. “Onde está a sua fé? Você acredita em tudo o que as pessoas falam por aí?”

O pastor lembra ainda que o dia mau chega para todos. “Em alguns momentos, a vida traz coisas que te pegam de surpresa. No momento em que você não esperava, alguém adoece. No momento em que está tudo tranquilo em casa, acontece algo. Você recebe a notícia de que um filho está com problemas ou se envolveu em algo ruim, aquela situação que dura meses ou anos.”

Engel então aponta para o texto de Tiago 5:10-11, que nos orienta a tomar “como exemplo de sofrimento e de paciência os profetas” [...] e menciona “a paciência de Jó” em meio às tribulações.

“Toda tribulação aperfeiçoa a nossa alma. Sabe aquela frase: ou vai a Deus pelo amor, ou pela dor? Há muito mais pessoas que chegam a Deus pela dor. Se Deus ama seus filhos e nos deu livre arbítrio, Ele sabe que podemos ir para qualquer lugar. Então Deus permite a tribulação. Tudo o que nos acontece nesse mundo vem com a permissão de Deus”, explica o pastor.

Engel lembra também que muitas provações podem ser consequências de escolhas mal feitas. “Quando vem uma provação, não fique jogando a culpa em ninguém. A primeira coisa que você precisa fazer é examinar a si mesmo: será que estou colhendo algo que plantei?”

As lutas nos aperfeiçoam

O pastor observou ainda a resposta dos discípulos ao verem Jesus acalmando a tempestade: "Quem é este que até aos ventos e às águas dá ordens, e eles lhe obedecem?"

“A nossa fé é desenvolvida na provação”, ele explica. “Quando você responde a essa pergunta, você descobre: esse é o Messias, Ele me chamou e está comigo no barco. Isso produz experiência e você encara a próxima tempestade de uma forma tranquila.”

Ele toma como exemplo a paciência de Jó: “Jó era um homem justo e tinha uma vida próspera, e de repente veio uma provação em sua vida. Quando aquela provação veio, ele permaneceu firme, assim como antes. Quando vem o dia mau, você precisa estar firme. A tribulação não pode mudar a sua essência.”

Por fim, ele cita Romanos 12:12: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração.”

“No final da tribulação, vem a paciência, a experiência, a esperança e depois é derramado o Espírito Santo. Deus permite que a gente passe por situações que nos causem sofrimento e, na última hora, quando já não há mais nada, Ele levanta. E quando Deus nos levanta depois da provação, Ele nos enche do Espírito Santo.”

E finaliza: “A provação é como um vento que vem e sopra ao derredor. Ela não dura para sempre. Mas se você passar por ela louvando a Deus, no final da provação há uma recompensa.”

Veja a pregação completa:

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições