“Deus quer restaurar casamentos que foram abalados na pandemia”, diz pastor

O pastor Joel Engel explica que os maridos e esposas precisam entender sua função para alinhar um casamento estremecido.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: sexta-feira, 30 de outubro de 2020 às 13:53
Imagem ilustrativa de casal com as mãos sobre a Bíblia. (Foto: Jantanee/Lightstock)
Imagem ilustrativa de casal com as mãos sobre a Bíblia. (Foto: Jantanee/Lightstock)

A pandemia de Covid-19 trouxe muitos danos ao redor do mundo e tem afetado também muitos casamentos. No Brasil, houve um aumento de 18,7% no número de divórcios consensuais feitos pelos cartórios, durante a quarentena decretada entre maio e junho de 2020. 

Para fortalecer os casais fragilizados, o pastor Joel Engel ministrou sobre a bênção de Deus para o casamento em culto transmitido ao vivo na última terça-feira (27). Ele lembrou que, este é um assunto tão importante para Deus, que Jesus fez seu primeiro milagre em um casamento.

O capítulo 2 do Evangelho de João mostra que Jesus, sua mãe e seus discípulos estavam entre os convidados de um casamento em Caná da Galiléia. Maria logo percebe que falta algo para os convidados e diz a Jesus: “Eles não têm mais vinho.”

Jesus instruiu os servos a encherem com água seis potes de pedra, com capacidade para 80 a 120 litros, e disse: “Agora, levem um pouco do vinho ao encarregado da festa”. Ele provou a água que foi transformada em vinho, sem saber disso, chamou o noivo e disse: “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.

Diante disso, Engel destaca: “Ainda que falte alegria hoje no casamento, com Jesus, o melhor vinho é servido no final. Qual o segredo da vitória no casamento? Jesus! O melhor casamento é a três: marido, mulher e Jesus”, afirma. “Jesus serve o vinho, transforma a escuridão em luz, transforma a tristeza em alegria”.

As características de Deus para o casal

Para entender o projeto de Deus para o casamentos e as principais características dadas por Deus ao homem e à mulher, o pastor Joel Engel observa que é precisa avaliar os detalhes da criação em Gênesis. Ali está o registro do primeiro casamento na história humana, que aconteceu entre Adão e Eva. 

“Deus fez o homem com uma missão. Ele colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e confiou em suas mãos o trabalho de dar nome aos animais”, observa o pastor. “Mas a diante, o Senhor declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda’” (Gênesis 2:18).

“A mulher foi criada por Deus para ser ajudadora e contribuir com a missão que Deus deu ao homem”, acrescenta o pastor.

Engel destaca ainda que é importante que o marido e a esposa entendam a função de cada um, para superar as diferenças e viver um casamento alinhado aos princípios estabelecidos por Deus.

“O homem foi formado do pó da terra e por isso é inclinado para as coisas da terra. Ele é mais inclinado para as coisas ruins, com todo o respeito. Você vê muito mais homens nos presídios, mais homens cometendo crimes, mais homens nas drogas, mais homens agindo como animais”, observa.

“E por que a mulher é tão diferente do homem? A resposta está na formação. A mulher foi retirada da costela do homem, que é um material muito melhor. A mulher foi gerada para melhorar o homem, a mulher tem a função de acalmar o homem. A mulher tem o poder extraordinário de virar a cabeça do homem, tanto para o bem como para o mal. Ela tem o poder de fazer ‘o que quer’ com o homem”, acrescenta.

O pastor analisa que Deus entrega ao homem a ideia inicial, mas a mulher consegue executar e aperfeiçoar o projeto. “Por isso que a mulher é o maior presente que Deus deu ao homem”, afirma.

“A mulher é mais elevada que o homem dentro do quesito da percepção. O homem determina, mas a mulher é a ajudadora. O homem tem a missão e a mulher tem a comissão. Assim como Jesus recebeu de Deus a missão, os apóstolos receberam de Deus a comissão. Nós somos tão importantes para Jesus como a mulher é importante para o marido”, continua.

Engel explica que o casal se completa para que os dois possam cumprir uma missão. Por isso, no casamento, há uma unidade em quatro níveis: físico, emocional, material e espiritual. 

“Essa é a missão da mulher; ela deve gerar para o marido autoridade. Ele é o cabeça, ele tem ideias. Isso não quer dizer que ele deve colocar a mulher debaixo de seus pés. A mulher foi tirada da costela para andar perto do coração do homem. O homem tem a missão de amar e cuidar de sua mulher. Ela precisa ser vista, admirada, elogiada, porque ela foi feita do melhor do homem. Quando elogiamos nossa esposa, elogiamos o melhor de nós”, aconselha.

Engel orienta ainda que os casais coloquem em prática o texto bíblico de Efésios 4:26, que diz: “Fiquem irados e não pequem. Não deixem que o sol se ponha sobre a ira de vocês”. O pastor explica: “No final do dia deve haver um acerto, porque se os filhos observaram os pais brigando sem se acertar, isso pode prejudicá-los emocionalmente”.

Assista a pregação completa:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições