Dias do Evangélico e da Reforma são comemorados em Campina Grande

Dias do Evangélico e da Reforma são comemorados em Campina Grande

Atualizado: Quinta-feira, 28 Outubro de 2010 as 4:28

Vários eventos acontecerão no próximo sábado, dia 30 de outubro, na Igreja Evangélica Presbiteriana Central, no bairro de São José, em Campina Grande, a partir das 19h30, conforme informações do pastor Clélio Cabral.

Na oportunidade será comemorado o aniversário da Reforma Protestante, o aniversário da OMEBE nacional, homenagem à Academia Paraibana Evangélica de Letras e o Dia do Evangélico.

O reverendo Saul Lafaiete Formiga Filho estará presente às comemorações e será um dos palestrantes.

A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo. Os princípios fundamentais da Reforma Protestante são conhecidos como os “Cinco Solas”.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, e estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contra-Reforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.

veja também