Editora Mackenzie lança livro sobre a prática da leitura pelos protestantes brasileiros

Editora Mackenzie lança livro sobre a prática da leitura pelos protestantes brasileiros

Atualizado: Segunda-feira, 8 Novembro de 2010 as 2:27

 FNo dia 11 de novembro, a Editora Mackenzie lançará o livro História da Leitura e Protestantismo Brasileiro. A obra é destinada aos interessados nos campos da literatura, da história da leitura, do protestantismo e das ciências da religião e tem a autoria do professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, João Leonel. 

O livro surgiu de pesquisas sobre a história da leitura e sobra a história e práticas do protestantismo nacional. Seu objetivo é analisar como o protestante pratica a leitura, além de identificar como o protestantismo brasileiro elabora uma forma de ser e como ele constrói valores que se tornam preponderantes em detrimento de outros.

Há muitas obras relevantes sobre história da leitura no contexto brasileiro, seja do ponto de vista dos historiadores, críticos ou teóricos da literatura. Mas, com o uso deste referencial teórico para estudar grupos religiosos, ainda há um caminho a ser trilhado. “Penso que o caráter multidisciplinar desta obra é um ponto de destaque. A junção dos campos do saber da literatura, sociologia, história do protestantismo, história do livro e da leitura, a partir de um único campo, a história cultural, é uma contribuição relevante para os estudos do protestantismo e de outros grupos religiosos”, destaca Leonel.

Para marcar o lançamento, será realizada uma mesa redonda para discutir as impressões da leitura da obra. Além do autor, participarão dois acadêmicos que atuam em campos relacionados aos abordados no livro: Dr. Lauri Wirth, historiador da religião e pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Dra. Marisa Lajolo, professora da pós-graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie e ganhadora do prêmio Jabuti 2009.

A mesa redonda acontecerá das 17h às 18h, na Sala de Apoio, Edifício João Calvino. O lançamento do livro acontecerá no Centro Cultural João Calvino, às 18h30.

veja também