Educação Adventista promove ações conscientes de consumo dentro da sala de aula

Educação Adventista promove ações conscientes de consumo dentro da sala de aula

Atualizado: Quinta-feira, 27 Janeiro de 2011 as 12:56

O ato de consumir de maneira responsável é tão importante que se tornou um projeto educacional promovido pela rede da Educação Adventista da região Sul de São Paulo. Por meio de disciplinas e ensaios práticos do cotidiano, professores auxiliam os alunos na compreensão dos conceitos básicos da economia, proporcionando uma formação comprometida com valores humanísticos, o que favorece a construção de uma aprendizagem sólida e significativa.

“Vivenciando Valores. Consumo Responsável” é o tema do projeto educacional adventista previsto para este ano e abre o olhar consciente do aluno pela busca do equilíbrio entre a satisfação pessoal e a sustentabilidade do planeta, implicando em um modelo ambientalmente correto, economicamente viável e socialmente justo.

Além de criar um compromisso entre o aluno, o professor e a comunidade a iniciativa da educação adventista estimula e mobiliza o próprio estudante a desenvolver o senso de cidadania de forma lúdica, por meio de atividades desenvolvidas, inicialmente, em sala de aula. Os assuntos abordados em sala de aula estarão voltados à sustentabilidade, ao consumo responsável na família, ao empreendedorismo e à administração econômica.

A preocupação em buscar os impactos positivos do consumo começa com a educação inicial, dentro de casa. Por isso, a necessidade de condutas pertinentes ao incentivo desta ação é algo que precisa ser adotado e conservado pela família. Uma atitude correta possibilita a conquista de qualidade de vida e melhora a integração no lar.

Gestos simples que priorizam os impactos da compra, uso ou descarte de produtos ou serviços, bem como o de recursos naturais como a água, além da escolha de uma empresa cuja filosofia esteja voltada ao socioambiental são medidas que devem ser inseridas no dia a dia da formação de um cidadão ético e comprometido com o futuro do planeta e das próximas gerações.

A falta de conhecimento e habilidade, além da ausência de um planejamento adequado na gestão do negócio são fatores decisivos para uma crise ou falência econômica. Saber administrar os recursos e serviços disponibilizados é o melhor método de evitar problemas que afetem o bolso, a saúde e o meio- ambiente.

veja também