Elas

Elas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:53

52 mulheres da Bíblia que marcaram a história do povo de Deus.

A história do povo de Deus sob a perspectiva feminina.

Embora Adão, Abraão, Noé, Moisés, Samuel, Saul, Davi e Pedro sejam personagens bem conhecidos - realmente, são alguns dos homens mais dignos de toda a Bíblia -, muitas de nós pouco ou nada conhecem a respeito de Agar, Miriã, Débora, Noemi e Ester, sem mencionar Jael, Rispa ou Joana. Sabemos como os homens enquadram-se na história da salvação, mas e as mulheres? O que suas histórias têm a dizer sobre o amor de Deus e sobre nossa resposta a ele?

Elas examina de perto a vida de 52 mulheres da Bíblia, algumas de destaque e outras não tão destacadas, apresentando a história da salvação sob uma nova perspectiva. O elenco de personagens é amplo e variado, incluindo de prostitutas e rainhas perversas a profetisas, de mulheres ricas a mulheres exploradas, de mulheres solteiras a casadas e viúvas, de jovens a idosas. Longe de se tratar de personagens fictícias, são mulheres de verdade, que lutaram contra a tragédia ou, algumas vezes, foram sua causa; que arriscaram a vida e a reputação por outros, cheias de compaixão e de sabedoria para vencer as dificuldades. A história dessas mulheres revela muito sobre o amor de Deus, o ciúme dele por nós e sua criatividade para extrair o bem das circunstâncias mais desesperadoras.

Você poderá usar Elas como um guia devocional, como estudo bíblico, texto inspirativo e também como auxiliar para grupos de oração.

De uma forma ou de outra, você está diante de 52 vidas que marcaram a história do povo de Deus para sempre. Aproveite!

Deus chama pelo nome

Nos tempos bíblicos, os nomes tinham um significado que, no geral, já não possuem mais hoje. Os nomes que os pais davam aos filhos permitiam um vislumbre da experiência pessoal deles, algumas das quais refletiam reações emocionais a uma situação.

Quando Sara tinha 90 anos, Deus lhe disse que ela e Abraão iriam ter, finalmente, o filho que desejavam havia tanto tempo. Sara mal podia acreditar!

Sara ria consigo mesma dizendo: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? (Gn 21:6). Quando o filho nasceu, Sara o chamou de Isaque, que significa riso, e disse: Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo (Gn 21:6). Uma das cenas mais tristes da Bíblia talvez seja aquela em que Raquel, sofrendo muito e sabendo que estava à morte, chamou seu filho de Benoni, filho do meu sofrimento.

Mas Jacó, pai da criança, amando o pequenino, mesmo em sua tristeza, chamou-o de Benjamim, filho da minha mão direita (Gn 35:16-20). Quando o filho de Ana nasceu, ela lhe deu o nome de Samuel, que se assemelha à expressão, em hebraico, para ouvido de Deus, porque Deus ouvira seu clamor por um filho.

Muitos dos profetas do Antigo Testamento tinham nomes que falavam de sua missão:

o nome de Isaías significava O Senhor Salva, o de Obadias, servo do Senhor, o de Naum, consolo, e o de Malaquias, meu mensageiro.

Em todas as Escrituras, Deus dá a seu povo nomes que retratam o significado e o valor que tinham para ele. Somos sua "propriedade peculiar" (Ex 19:4; Ml 3:17), o "povo de herança" (Dt 4:20) e "filhos do Deus vivo" (Os 1:10). Somos seus amigos (Jo 15:15). Seja qual for seu nome, Deus a conhece. Com amor, ele a chama pelo nome, e você lhe pertence (Is 43:1).

Não há como não se apaixonar pela história do povo de Deus e pelo Senhor quando percebemos que Deus manifesta, nos mínimos detalhes, seu carinho especial por nós. Ao reler as histórias contidas neste livro, você irá seguir numa jornada de descobertas maravilhosas. Você perceberá que, mesmo em meio a mais de 6 bilhões de habitantes deste planeta, Deus a conhece melhor do que ninguém e a chama pelo nome. Para Deus, você é única!

Sobre a autora:

Ann Spangler é ex-diretora editorial e vice-presidente da Servant Publications. Recentemente, foi editora sênior de aquisições da Zondervan Publishing House (EUA).

Sobre o autor:

Jean E. Syswerda é consultora editorial e de publicações e ex-editora da divisão de Bíblias da Zondervan Publishing House (EUA).

ficha técnica

Código: 10423 ISBN: 85-7325-346-0 Código de barras: 9788573253467 Páginas: 408 Tamanho: 16x23 Categoria: Educação cristã Ano: 2003

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições