Escola Adventista ajuda a organizar o Natal Ecológico em Nova Xavantina

Escola Adventista ajuda a organizar o Natal Ecológico em Nova Xavantina

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 5:02

Seguem na antiga escola da Igreja Adventista, defronte a Prefeitura Municipal, a confecção dos enfeites e adereços feitos a partir de material reciclável oriundo de garrafas pet, que vão compor a decoração do Natal Ecológico 2010; projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Obras e Infra Estrutura da Prefeitura de Nova Xavantina.

A confecção dos motivos natalinos se desenvolvem em dois locais: na Escola Adventista e na oficina de carteiras escolares da Prefeitura, no bairro Deu é Amor, onde funcionários da Secretaria Municipal de Obras e Infra Estrutura trabalham na armação das estruturas de ferro que sustentarão o material plástico.

À frente da organização do trabalho nesta fase de preparação está Airton Campos, funcionário da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceira com secretários municipais, voluntários, professores e alunos de todas as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino do município, que trabalham no serviço de transformar as garrafas pet em peças de decoração de Natal.

Nesta quarta feira, 20, foi a vez de alunos da Escola Billy Gancho passar toda a tarde recortando, colando e preparando o material, acompanhados pela professora e vereadora Marta Helena, professora Mariana e professor Alderi; numa atividade que vale ponto de "Partcipação", conforme explicou a professora Marta.

Conforme explicou Airton, em recente entrevista concedida à TV Cidade, toda a população pode fazer a sua doação de garrafas pet usadas, fazendo as entregas na antiga Escola Adventista, no setor Xavantina, desde que estejam limpas, lavadas e sem o rótulo, para facilitar o trabalho dos voluntários.

O projeto Natal Ecológico é uma realização da administração do prefeito Gercino Caetano Rosa, e teve a sua primeira edição em 2.009, sendo um sucesso absoluto de público, de participação e mobilização da população. Este ano, além da Praça Alencar Soares, que será totalmente decorada para a chegada do Papai Noel, o projeto se estenderá também para o setor Xavantina, com a colocação de enfeites ecológicos nos canteiros centrais da Av. Ministro João Alberto.

Ao mesmo tempo em que limpa a cidade, livrando-a do lixo descartável, o projeto Natal Ecológico proporciona um espetáculo de rara beleza de cores e de criatividade, tendo sido sucesso absoluto em 2.009, e certamente também o será em 2.010, impressionando a todos quantos visitam os locais de exposição da decoração, quer sejam moradores, quer sejam turistas, que nesta época do ano costumam chegar em grande número para visitar Nova Xavantina.

veja também