A eterna aliança misericordiosa de Deus

A eterna aliança misericordiosa de Deus

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:03
A eterna aliança misericordiosa de DeusNo devido tempo as águas do dilúvio, retrocederam, e todos os ocupantes da arca - pessoas e animais - desembarcaram. 
 
A seguir, Noé edificou um altar e ofereceu ofertas queimadas sobre ele, simbolizando a dedicação de sua nova vida Deus: 
 
" Com você estabelecerei a minha aliança." (6:18) Então depois do dilúvio ele confirmou (9.8-11).
 
["Aliança" é uma palavra-chave na Bíblia. Denota uma solene promessa de Deus na qual ele toma uma iniciativa de imerecida misericórdia. A promessa da aliança de Deus logo depois do diluvio tinha um lado afirmativo e outro negativo. A negação foi feita cinco vezes sucessivas. Deus disse para si mesmo: - Nunca Mais. (8.21;9.11,15) A esta promessa negativa, Deus acrescentou uma benção afirmativa, na qual ele repetiu seu mandamento original de quatro ênfases: frutificar, multiplicar, encher a terra e domina-la (9.1,7). Ali, Ele renovou seu compromisso com a sua criação. 
Deus se manteve fiel a sua aliança, a qual Ele assinou e selou com o arco-íris ( V. 12,17).
 
Em contraste com o escuro cenário de um céu ameaçador, a luz e a beleza desse fenômeno aparecem, unindo céu e terra. De forma parecida, o apóstolo João viu o trono de Deus envolto por um arco-iris, pois ele governa o mundo com misericórdia ( Ap 4:3).] John Stott 
 
O Salmista tinha o coração apoiado nesta promessa sempre que dizia repetidamente: O Senhor é Bom e suas misericórdias duram para sempre! Deus tem nos mostrado o poder de sua aliança conosco dia após dia, mesmo diante das injustiças, mentiras e maldades praticadas sobre a terra, certamente muito piores que no tempo de Noé, e ainda assim, uma aliança feita por Deus jamais é quebrada. 
 
Nós, ainda não conseguimos aprender isto com ele.
 
Nos comprometemos a todo instante, e seduzidos por propostas de lucro rápido esquecemos de nossos próprios propósitos. 
 
Regida por uma integridade flácida nossa geração faz votos apressados e não se compromete nem mesmo consigo, quanto mais com o criador. 
 
Hoje eu quis aproveitar nossa leitura para refletir e rever nossas alianças e nossas promessas feitas. 
 
Quantas vezes voltamos atrás?
 
Somos dignos de nossa própria confiança?
 
Difícil reflexão essa. 
 
Somente apoiados na doce e firme misericórdia eterna reunimos força para enfrentar nossos dilemas e pecados levando-nos ao arrependimento e a uma mudança real.
 
Deus não desistiu de nenhum de nós. E a qualquer momento pode revolucionar nossos dias confusos, se ver no nosso coração a real decisão de firmar uma aliança eterna com Ele e com o que Ele realmente preparou pra nós. 
 
HOJE PODE SER ESTE DIA.
 
Leia o texto:
 
"Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: 
 
- Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.
 
Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues.
 
Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado.
 
A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; de todo animal o requererei; como também do homem, sim, da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
 
Quem derramar sangue de homem, pelo homem terá o seu sangue derramado; porque Deus fez o homem à sua imagem.
 
Mas vós frutificai, e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.
 
Disse também Deus a Noé, e a seus filhos com ele:
 
Eis que eu estabeleço uma aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós, e com todo ser vivente que convosco está: com as aves, com o gado e com todo animal da terra; com todos os que saíram da arca, sim, com todo animal da terra.
 
Sim, estabeleço uma aliança convosco; não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio; e não haverá mais dilúvio, para destruir a terra.
 
E disse Deus: 
 
"Este é o sinal da aliança que firmo entre mim e vós e todo ser vivente que está convosco, por gerações perpétuas:
O meu arco tenho posto nas nuvens, e ele será por sinal de haver um pacto entre mim e a terra".
 
E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a terra, e aparecer o arco nas nuvens, então me lembrarei do meu pacto, que está entre mim e vós e todo ser vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.
 
O arco estará nas nuvens, e olharei para ele a fim de me lembrar da aliança perpetua entre Deus e todo ser vivente de toda a carne que está sobre a terra.
 
Disse Deus a Noé ainda: Esse é o sinal da aliança que tenho estabelecido entre mim e toda a carne que está sobre a terra.
 
Ora, os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; e Cam é o pai de Canaã. 
 
Estes três foram os filhos de Noé; e destes foi povoada toda a terra. ( as mulheres não eram mencionadas) 
 
E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.
 
Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda. E Cam, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.
 
Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.
 
Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera; e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.
 
Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
 
Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
 
Viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinqüenta anos.
 
E foram todos os dias de Noé novecentos e cinqüenta anos; e morreu. (Gênesis 9:1-29)
 
Diante da embriaguez de Noé vimos que seus dois filhos Sem e Jafé imediatamente o preservaram escondendo seus rostos e protegendo a honra do pai. E por isso Noé os aprovou. 
 
Hoje, muitas vezes não perdemos a chance de expor a "nudez" de nossos pais, pastores, lideres e amigos. Atraímos maldições para nossas vidas e caminhamos vagando em alguns momentos acreditando que fomos injustiçados. 
 
Somente o Espírito Santo de Deus pode investigar nossos corações e nossas atitudes. 
 
Deixe ele fazer isso hoje!! 
 
{O Amor ilumina e não acusa. Ele ilumina e corrige, pra nos preservar da colheita de nosso próprio mal.
 
Oremos: Pai, hoje diante desta leitura meu coração ficou apreensivo e o temor invadiu a minha alma. 
Vê se há em mim algo que te ofende. Investiga minhas intenções e meus feitos. Eu quero ver a verdade e ser amparado e corrigido por ti. Segura minha mão, não me abandona. Me ensina a ser fiel a ti e a mim mesmo. 
 
Não quero me perder em vão.
 
Livra-me das maldições que atraí, e me mostra como não faze-lo novamente. Quero ser aprovado, leal e fiel a ti.
 
Em nome de Jesus, Amém.}
 
No amor de Jesus,
 
Bianca Toledo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições