Eu não leio a Bíblia todos os dias

Eu não leio a Bíblia todos os dias

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:24

Isso mesmo, não leio. E vou dizer o motivo. Mas primeiro, deixe-me dizer porque eu quero lhe falar sobre isto.

Recentemente, eu aconselhei uma mulher que veio a nossa igreja pela primeira vez. Ela costuma frequentar outra igreja, mas veio me pedir oração, porque queria se sentir mais perto de Deus. Ela disse que percebeu que estava decepcionando a Deus. Quando lhe perguntei o que a fazia pensar isso, ela mencionou que se sentia culpada por não fazer o que ela sabia que deveria fazer como cristã, citando como exemplo ler a Bíblia todos os dias. 

Perguntei-lhe se ela sabia que as pessoas de quem lemos na Bíblia não liam a Bíblia todos os dias. Ela olhou para mim como se tivesse dito a ela que eu era um marciano. Expliquei: "Você sabia que Abraão não tinha nem sequer uma Bíblia? E que, na verdade, esse era o caso da maioria das pessoas na Bíblia?" 

É claro que ela nunca tinha ouvido falar ou pensado nisso. O ensinamento de ter que ler a Bíblia todos os dias é algo recente, que apenas surgiu quando a Bíblia se tornou disponível para a maioria das pessoas em forma de livro.

Não me interprete mal. Eu acho que é ótimo se você tem a disciplina e tempo para ler a Bíblia todos os dias. Mas o que irá ajudá-lo ao máximo não são as leituras diárias, mas, sim, a meditação, o exercício de pensar sobre algo que Deus disse, deixando aquilo atuar em você e através de você, mudando, desafiando e incomodando o seu ser até que você faça algo a respeito que irá ajudá-lo mais do que simplesmente ler.

A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, certo? Então, como Abraão se tornou o pai da fé sem nunca ter possuído uma Bíblia e sem ter ido à igreja para ouvir um pregador?

Porque ele PENSAVA sobre o pouco que ouvia de Deus. Mesmo que as mensagens divinas, às vezes, chegassem a ele em intervalos de vários anos, Abraão não esquecia o que ele tinha ouvido de Deus. 

Isso é o que eu faço. Eu leio a Bíblia. Mas eu não a leio apenas com os meus olhos. Eu uso o meu cérebro. E o que o meu cérebro e o meu espírito colhem a cada meditação me alimenta por dias até que eu termine de meditar naquela passagem e esteja pronto para outra. 

Então, eu posso não ler a Bíblia todos os dias. Mas você pode apostar que eu estou pensando o dia todo sobre o que eu li da última vez, e buscando maneiras de colocar aquilo em prática em minha vida. 

E não, eu não me sinto nem um pouquinho mal nem culpado sobre isso. Ao contrário. Eu me sinto ótimo, obrigado!

Texto retirado do blog do bispo Renato Cardoso

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições