EUA: Adventistas envolvidos em ação anti-obsesidade infantil

EUA: Adventistas envolvidos em ação anti-obsesidade infantil

Atualizado: Sexta-feira, 3 Dezembro de 2010 as 3:25

A Igreja Adventista do Sétimo Dia uniu-se a cerca de 50 outras organizações de fé e comunitárias em apoio a uma iniciativa nacional da primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, para combater a epidemia de obesidade na infância. A iniciativa, "Vamos nos Movimentar: Fé e Comunidades", procura compromissos de organizações para promover exercícios, plantio de hortas comunitárias para fornecer alimentos frescos, e outras atividades que contribuam para uma vida saudável.

Excesso de peso ou obesidade afetam cerca de um terço das crianças nos EUA, disse a Sra. Obama a um grupo de dirigentes de comunidades de fé ou civis, reunidos na Casa Branca.

"É claro que quando se trata de garantir a saúde e bem-estar de nossos filhos quando se trata de combater a obesidade infantil, nossas comunidades civis e de base confessional têm um papel muito importante a desempenhar", disse a Sra. Obama.

Ela disse que esta nova fase da iniciativa estabelecida anteriormente, 'Vamos nos Movimentar', vai trabalhar para apoiar programas existentes. "Muitos de vocês têm liderado esse tipo de iniciativa por muito tempo ... ", comentou a Sra. Obama, referindo-se a ministérios de saúde de base confessional, clubes de exercício e educação em escolas dominicais e sabatinas.

A nova iniciativa é composta por quatro metas para o próximo ano:

- membros da comunidade e organizações confessionais caminhando um total de quatro milhões e meio de km.

- Completar 500 mil premiações da Comenda Presidencial por Estilo de Vida, ou estabelecer programas de exercícios.

- Manter 10.000 hortas comunitárias ou mercados do produtor nacionalmente.

- Criar 1.000 websites internéticos de alimentação de verão a nível nacional.

Vários líderes de grupos religiosos de destaque expressaram apoio para as metas, inclusive Ted Wilson, presidente mundial da Igreja Adventista, que disse que o tema "ressoava-lhe pessoalmente". Ele possui um mestrado em Saúde Pública pela universidade Loma Linda, de propriedade da Igreja Adventista.

"A iniciativa 'Vamos nos Movimentar' é coerente com a abordagem de nossa Igreja para ministrar às pessoas física, mental, social e espiritualmente", disse Wilson. "Tem sido demonstrado que os adventistas do sétimo dia vivem mais por causa de seu estilo de vida saudável. Os adventistas do sétimo dia têm extensos sistemas educacionais e de saúde em que promovemos a saúde através de um estilo de vida prático e saudável, como alimentação equilibrada, exercícios, beber bastante água, obter luz solar adequada, abstenção de álcool, fumo e drogas ilícitas, ar fresco, descanso adequado e confiança no poder divino.

"Vamos promover refeições vegetarianas saudáveis e equilibradas para crianças e jovens nas nossas escolas, e no verão nas Escolas Bíblicas de Férias, programas de caminhadas para jovens, e possível utilização periódica de mercados de produtores em propriedades da Igreja.

"A Igreja Adventista do Sétimo Dia vai fazer a sua parte para cumprir o desejo de Deus encontrado em 3 João 2, que indica que Ele quer que sejamos saudáveis física e espiritualmente", acrescentou Wilson.

veja também