Evangélicos marcam presença na homenagem às vítimas da violência política

Evangélicos marcam presença na homenagem às vítimas da violência política

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:15

Representantes das principais organizações protestantes do país participaram da jornada "Em teu nome reafirmo minha esperança", ato realizado no marco do 7º aniversário da entrega do Informe Final da Comissão da Verdade e Reconciliação (CVR) no Peru, cuja data central é a sexta-feira, 27.

Compareceram ao encontro o pastor Darío López Rodríguez, presidente do Conselho Nacional Evangélico do Peru (CONEP) e o líder da União Nacional de Igrejas Cristãs Evangélicas do Peru (UNICEP), pastor Eleazar Soria. Também se fez presente o bispo emérito de Chimbote, monsenhor Luis Bambarén, ex-presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP).

O nome das vítimas da violência política no Peru, no período de 1980 a 2000, foi gravado em pedras colocadas ao redor do memorial "O olho que chora". A homenagem por organizada por instituições como a Anistia Internacional, a Associação Pró Direitos Humanos (Aprodeh), a Arte pela Memória, os Caminhos da Memória, a Coordenadoria Nacional de Direitos Humanos, a organização humanitária evangélica Paz e Esperança, e os Serviços Educativos Rurais (SER).

O pastor Dario Lopez afirmou, na celebração, que os cristãos não podem ficar indiferentes frente à dor dos familiares das vítimas da violência, "porque o Deus no qual cremos ama a justiça e luta por ela."

Ele lembrou que um setor importante da comunidade evangélica no Peru jogou um papel fundamental durante o conflito armado, socorrendo as vítimas, levantando sua voz profética frente à violação dos direitos humanos e defendendo os inocentes injustamente encarcerados.

A igreja precisa manter viva essa memória e seguir a rota daqueles mártires cristãos que optaram por caminhar ao lado dos fracos e excluídos da sociedade, concluiu.

Cerca de 1 mil vítimas do conflito armado interno tinha filiação evangélica.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições