Faculdades Adventistas inauguram Centro de Pesquisas Ellen White

Faculdades Adventistas inauguram Centro de Pesquisas Ellen White

Atualizado: Quinta-feira, 8 Setembro de 2011 as 9:53

O Seminário Adventista Latino Americano na Bahia (SALT) das Faculdades Adventistas da Bahia inaugurou no último dia 4 de setembro o mais novo Centro de Pesquisas White do Brasil que atenderá a região Nordeste e parte do norte incluindo a Faculdade Adventista da Amazônia – FAAMA. Este é o 22º Centro de Pesquisas White em todo o mundo e o quarto no território compreendido pela Divisão Sul Americana (são oito países sul-americanos).

Para a inauguração, as Faculdades Adventistas da Bahia receberam os pastores James Nix e William Fagal, respectivamente diretor e diretor associado do Patrimônio Literário Ellen G. White; o Dr. Alberto Timm, reitor do SALT e coordenador do Espírito de Profecia da DSA; o pastor Geovani Queiroz, presidente da UNEB – União Nordeste Brasileira, mantenedora da FADBA; e os demais diretores dos outros centros de pesquisa e de estudos do território da DSA.

O Centro de Pesquisas White da União Nordeste da FADBA será coordenado pelo pastor Gerson Rodrigues, doutorando em Estudos Adventistas pela Universidade Andrews, EUA.

“Esse é um investimento da UNEB pensando no futuro dos pastores e membros. Queremos prepará-los ainda melhor”, afirma o pastor Geovani Queiroz.

O alvo da Associação Geral é educar a nova geração e incentivar o estudo pela história da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A proposta sul-americana é que cada uma das sedes distritais de cada região tenha pelo menos um minicentro onde os escritos de Ellen White deverá ser estudado. “Este é um projeto muito importante para a identidade adventista, e os Centros White possuem a função de resgatar essa identidade”, afirma o doutor Alberto Timm.

Além de Bíblias e livros de Ellen G. White, o centro possui um acervo de cinco mil cartas e manuscritos de Ellen G. White, incluindo alguns ainda não publicados.

Para quem ainda não tem acesso aos centros de pesquisas, o Patrimônio Literário Ellen G. White mantém o site http://www.whiteestate.org/ , com materiais em nove idiomas diferentes, incluindo o português.

Em seu testamento, Ellen G. White deixou a orientação de como seus escritos deveriam ser conservados. A IASD preserva e protege sua literatura no referido patrimônio literário, e ainda promove o estudo e o conhecimento sobre a história da igreja.

“Estamos há cem anos organizando os manuscritos e digitando todas as cinco mil cartas escritas a próprio punho por Ellen White”, explica o pastor Jim Nix.

Nix falou, ainda, sobre os planos da Igreja em relação ao patrimônio White: “Queremos disseminar a mensagem, e temos projetos para áudio books, revistas e livros em linguagem jovem. O Seminário Teológico da Universidade Andrews está organizando uma enciclopédia sobre Ellen G. White, editada por dois dos seus professores.”

Em um vídeo gravado especialmente para a cerimônia de inauguração, o presidente da Divisão Sul Americana - DSA, pastor Erton Köhler parabenizou a FADBA e sugeriu ao centro de pesquisas que promovesse a visitação de equipes de pesquisa e estudo. Ressaltou ainda o fato de que o Brasil é o primeiro país além dos EUA a ter mais de um centro de pesquisas White.

“Eis a ponte dos escritos de Ellen White, uma conquista da FADBA. Usem ao máximo. Tragam alunos, estudantes, anciões e visitantes. Este deve ser um lugar de piso gasto.” E desejou: “Que essa herança profética se consolide ainda mais dentro da instituição”.

veja também