Fantástico mostra seita religiosa que vive como nos tempos de Jesus e se espalha pela Floresta Amazônica

Seita "cristã" se espalha pela Floresta Amazônica

Atualizado: Terça-feira, 4 Dezembro de 2012 as 8:20

O programa deste domingo, o Fantástico mostrou a seita AEMINPU – Associação Evangélica da Missão Israelita do Novo Pacto Universal – que foi criada na década de 60 por Ezequiel Gamonal, que afirma que teria recebido de Deus os dez mandamentos, assim como o profeta Moisés.

 

Gamonal também ficou com a ‘missão’ de enviar homens e mulheres para ocuparem a região que fica na fronteira do Brasil com Peru e Colômbia, ao longo do rio Javari. Nos últimos 15 anos, mais de seis mil pessoas migraram dos Andes peruanos para a selva amazônica.
 
A seita que nasceu no Peru, se espalhou em outros oito países da América do Sul, quatro da América Central, Estados Unidos e Espanha. No Brasil, a sede principal fica em São Paulo. Nela, 60 peruanos e bolivianos frequentam os cultos aos sábados. Apesar de se apresentar como israelita, a seita não tem relação com o judaísmo.
 
Um dos missionários diz que no Peru a Associação Evangélica dos Israelitas do Novo Pacto é uma religião oficial, mas a embaixada peruana em Brasíla não confirma. Lideranças evangélicas dizem que os israelitas do Novo Pacto também não são reconhecidos pelo Conselho Nacional de Pastores.
 
Assista a reportagem no link.

 

Com informações do Fantástico

veja também