Feliz é quem não precisa por a mão no fogo para saber que queima

Feliz é quem não precisa por a mão no fogo para saber que queima

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:04
fogoGênesis 2,3 e 4
 
O Gênesis relata uma metáfora para explicar que em nossa relação com o bem e o mal, tudo acontece hoje nas mesmas dimensões que no Éden.
 
A primeira dimensão do bem e do mal é a da possibilidade. Deus afirma que não devem comer do fruto do conhecimento, porque se comerem morrerão. Somos alertados de que o fogo queima, antes mesmo de colocar as mãos e devemos decidir se acreditamos na informação ou se “pagamos pra ver”.
 
A segunda dimensão é a da experiência. De uma mesma realidade o ser humano experimenta bem e mal, torna a experiência boa ou má. O casal podia comer de todos os frutos, apenas não de um. O fogo tem finalidades úteis e boas incalculáveis, ao mesmo tempo que pode causar danos irreparáveis. Nossa experiência determina a utilidade das realidades do Universo.
 
A terceira dimensão é a da tentação. Caim estava cheio de inveja de seu irmão e era tentado a matá-lo. Deus então diz que o mal lhe bate à porta, mas que lhe cabia resistir. A tentação antes da experiência do mal se apresenta como possibilidade, mas após a experiência do mal, se apresenta como impulso interno.
 
Quanto mais do mal experimentamos na vida, quanto mais em mal tornamos as realidades que nos cercam, mais sofremos com as tentações que fazem moradas dentro de nós.
 
Por isso é feliz quem de modo simples não paga pra ver e confia no que Deus diz, não colocando-O à prova. Feliz é quem não precisa por a mão no fogo para saber que queima.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições