
Ao falar sobre o significado da palavra “gratidão” no hebraico, o pastor Joel Engel explicou que ela “está ligada à ideia de glória, esplendor e beleza”.
Segundo ele, o agradecimento não é algo neutro no mundo espiritual:
“A gratidão abre caminhos espirituais. Quando você agradece, você tem que entender que é visto por anjos e demônios. Você transmite uma luz, transmite um esplendor. Lembra quando Moisés desceu do monte? O rosto dele brilhava. A gratidão faz isso: faz você brilhar.”
“Você é o que você pensa”
Um dos eixos centrais da pregação foi o poder dos pensamentos. Engel afirmou que tudo o que a pessoa vive hoje começou dentro da mente.
“Deus criou tudo assim: primeiro Ele pensou”, disse. “O que você está criando dentro da sua cabecinha? O que é que vai nascer amanhã?”
Engel explicou que o estado atual da vida de cada um revela o que foi pensado:
“Se eu vejo o seu dia a dia, sua casa, o carro que você usa, até seu estado emocional, eu sei o que você anda pensando. Tudo passa pelo pensamento. Tudo o que você vai ter amanhã passa pelo pensamento hoje.”
E destacou que “eu sou quem eu penso”: “Se você pensa que é pobre, você tem razão. Se pensa que é rico, também tem razão. Se pensa que é perdedor, tem razão. Se pensa que é vencedor, também tem razão.”
Palavras que levantam e palavras que derrubam
Outra parte da mensagem foi o ensino sobre o poder das palavras. Para isso, Engel usou a imagem da serpente, com a língua dividida:
“A cobra é o único animal que fala coisas boas e coisas ruins. Aquela língua com duas pontas representa isso: pode gerar o bem e pode gerar o mal. Falou bem, gerou o bem. Falou mal, gerou o mal.”
Por isso, ele ensina que a chave para a “cura” é a gratidão.
“Jesus curou dez leprosos em um segundo. Mas só um voltou para agradecer. Ele pergunta: ‘Não foram dez os curados? Como é que só um voltou para dar graças?’ De cada dez, um só usa a chave da gratidão. Nove recebem o primeiro presente, mas nunca mais recebem o segundo.”
Ele conectou essa passagem à parábola dos talentos: “Jesus contou de um homem rico que deu talentos para seus servos e depois cobrou o que fizeram com aquilo. O que escondeu o talento foi reprovado. Com Deus é assim: o que você faz com o que Ele te deu, com o primeiro presente, define se você vai receber o segundo.”
Aplicando na prática, Engel foi direto:
“Você tem voltado pra agradecer a Deus? Você já chegou diante dele e disse: ‘Hoje eu não vim pedir nada, eu vim trazer’? Gratidão é a chave que abre todas as outras portas que você ainda não recebeu.”
Embora o país esteja enfrentando crises econômicas, Engel reforça que aqueles que vivem a gratidão não ficarão desamparados:
“Quando você agradece a vida, você garante a vida de amanhã. Quando agradece a alegria, garante a alegria de amanhã. Quando agradece a Deus pelo salário e entrega o dízimo, você tem garantia do salário do mês que vem. Quando agradece o lucro da empresa e consagra a Deus, você garante que ela vai existir amanhã.”
“Você não mendigará o pão. Você não vai passar por essa crise como os outros. Deus não permitirá que o justo mendigue o pão.”
Engel fez ligação com Apocalipse 6:
“A Bíblia diz que chegará o tempo em que Deus vai julgar o dinheiro. As pessoas vão ter dinheiro, mas não vão conseguir comprar pão. Por isso, a chave da gratidão é a única porta que leva você a todas as demais bênçãos que você ainda não recebeu.”
Gratidão é a chave
Encerrando a ministração, o pastor incentivou os cristãos a acordarem, todos os dias, com a expectativa de que algo novo vai acontecer.
“Todo ano eu preciso ter expectativa de coisas grandes e novas que Deus tem preparado para mim, porque eu tenho a chave: gratidão’.”
“Gratidão vai te levar a abrir a conta e dizer: ‘Aleluia!’. Vai te levar a abraçar a família e dizer: ‘Aleluia!’”, finalizou. “Gratidão é a única chave que garante o segundo presente de Deus.”
Assista a pregação completa:
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições