Grupo cristã leva alegria a hospitais divertindo as crianças

Grupo cristã leva alegria a hospitais divertindo as crianças

Atualizado: Segunda-feira, 21 Março de 2011 as 11:34

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de novos casos de câncer em crianças no Brasil é de 12 a 13 mil todos os anos, sendo a terceira causa de morte no grupo entre 1 e 14 anos de idade. O tratamento é delicado e a quimioterapia é indicada em 65% dos casos.

Com o objetivo de alegrar esses pacientes e seus familiares, que passam mais tempo nos hospitais do que em casa, semanalmente, voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus promovem visitas a hospitais da região de Presidente Prudente, no interior paulista.  A equipe, conhecida como Amigos da Felicidade, é composta por oito pessoas e usa pintura no rosto e nariz de palhaço para fazer apresentações de fantoches, mágicas, músicas e brincadeiras.

O trabalho existe há 2 anos e começou na Santa Casa de Presidente Prudente. É coordenado pelo pastor Diego Henrique, responsável pela Força Jovem da IURD na cidade. “Começamos com as apresentações para crianças e hoje os adultos também pedem nossa visita. Sem contar os convites que recebemos de hospitais de cidades vizinhas”, diz Diego.

Danilo dos Santos Oliveira  trabalha como serigrafista durante a semana e aos domingos se torna um artista para se dedicar aos pacientes. Ele conta que as crianças ficam ansiosas e em alguns casos ligam um dia antes para confirmar a presença dele. “O nosso acompanhamento é dentro e fora do hospital, pois quando recebem alta médica pedem nossa presença em suas casas”, afirma.

Após as apresentações feitas pela equipe dos Amigos da Felicidade, a voluntária Luana Pereira da Silva, de 20 anos, costuma fazer orações ministrando a cura para os enfermos. “É uma experiência de vida, pois nos deparamos com pessoas no leito de dor, algumas à beira da morte, e quando oramos percebemos que elas recebem o alívio espiritual e o semblante de tristeza é substituído pelo de alegria”, destaca.

Para o psicólogo e capelão hospitalar da Santa Casa, Oldário Pereira dos Santos, o trabalho realizado pela equipe é fundamental para a melhora dos pacientes. Ele informa que no momento da visitação, familiares, médicos, enfermeiros e funcionários também querem participar das atividades e pedem orações. “A demanda é grande e a aceitação também, pois todos têm necessidade de se comunicar e receber consolo, fé e esperança”, afirma.

A IURD de Presidente Prudente fica à Avenida Brasil, 1.171, no bairro Vila Industrial.

veja também