Na última semana, a "Câmara dos Lordes" aprovou planos para permitir que as mulheres se tornem bispas da Igreja da Inglaterra.
A proposta já havia sido aprovada pelo Sínodo Geral, em julho, mas era necessário o consentimento do Parlamento. O próximo passo será o acordo na "Casa dos Comuns", que deve acontecer nesta semana.
Em seu discurso perante os colegas, o Arcebispo Justin Welby elogiou a proposta como "uma mudança de significado histórico".
"Nos últimos 20 anos, muitas mulheres têm dado excelente liderança, exercendo a função de vigários, arcebispos e bispos da catedral. Agora, pela primeira vez, cada posto será aberto para elas", disse ele.
O Arcebispo ainda destacou que a o processo [aprovação de mulheres como bispas] que há alguns anos tem se complicado deveria ser tratado com mais praticidade.
"Para muitas pessoas dentro da Igreja da Inglaterra e outros, tem sido um processo cheio de frustração quando olhei do lado de fora, e ele tem sido um pouco desconcertante, especialmente nos últimos anos, de que algo que parece tão simples e óbvio deveria ter se tornado um problema tão grande", destacou.
Justin Welby observou a divisão dentro da Igreja com relação à ordenação de bispas, mas insistiu em que "a reconciliação seja o cerne da mensagem cristã".
"O exemplo de ser capaz de viver com a diferença, e ainda a viver em unidade, é chamado para mais e mais. Podemos considerar outros membros da família cristã como 'irritantes', 'embaraçosos' ou simplesmente 'errados'. Mas eles são parte da família, e nós não escolhemos nossas famílias", explicou.
O arcebispo também pediu ao governo para aprovar a legislação que permitirá que mulheres [bispas] possam se assentar à Câmara dos Lordes. Atualmente, os lugares são reservados para Canterbury, York, Durham, Winchester e Londres, com os outros 21 assentos episcopais atribuídos aos bispos.
Em seu site oficial, a Igreja da Inglaterra se declara como uma igreja "Católica e Reformada".
Com informações do Christian Today
*Tradução por João Neto - www.guiame.com.br
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições