Igrejas crescem e se multiplicam na República Tcheca, o país mais descrente da Europa

Apenas 29 por cento da população reconhece a existência de um Deus e menos de 1 por cento opta por seguir Jesus.

Fonte: Guiame, com informações da BP NewsAtualizado: segunda-feira, 6 de dezembro de 2021 17:41
O plantador de Igrejas Larry Lewis batiza o novo crente Christian Dajbog. (Foto: Reprodução / BP Press)
O plantador de Igrejas Larry Lewis batiza o novo crente Christian Dajbog. (Foto: Reprodução / BP Press)

A República Tcheca é considerada a nação mais irreligiosa da Europa, talvez como consequência dos longos anos de comunismo República Tcheca (a antiga Tchecoslováquia). Quando Larry e Melissa Lewis e sua família se mudaram para o país, em 2009, como plantadores de igrejas do IMB, eles sabiam que tinham um trabalho difícil pela frente.

Apenas 29 por cento da população reconhece a existência de um Deus e menos de 1 por cento opta por seguir Jesus.

Mesmo diante deste cenário humanamente desfavorável, o casal confiou no chamado de Deus, foram para o país e começaram um estudo bíblico em sua casa na cidade de Plzeň, no oeste da República Tcheca.

O estudo bíblico cresceu em casa, o que os levou para um centro comunitário local. No primeiro domingo no novo local, eles receberam o Daniel Kuč. Ele era um pastor novo na cidade e não tinha certeza de como Deus queria que ele se conectasse àquele novo grupo. Ele ouviu sobre o trabalho dos Lewis e ficou curioso para conhecê-los.

“Daniel era um pastor com um belo coração de pastor sem uma igreja, e éramos uma igreja iniciante sem pastor”, conta Melissa. "Foi definitivamente Deus agindo."

Aquele estudo bíblico se transformou no que hoje é a Mozaika, uma vibrante igreja de língua tcheca que está plantando outras igrejas.

Quando a Mozaika emergiu, Deus começou a multiplicar a igreja. Enquanto os membros faziam a transição ao longo da vida e se mudavam, a igreja não lhes dizia adeus, em vez disso, eles os enviaram e os ajudaram a iniciar estudos bíblicos e igrejas em seus novos lares.

Formando novas igrejas

Por exemplo, Vera era adolescente quando foi batizada. Alguns anos depois, ela se casou com Petr Burian e começou sua família em uma cidade menor. O Pr. Daniel e os Lewis ajudaram ela e seu marido a começar um trabalho lá. Este pequeno grupo cresceu mesmo com as paralisações do Covid-19, e um novo funcionário da IMB foi indicado para se juntar a eles até o final do ano para ajudar em sua crescente bolsa de estudos.

“Não tivemos que simplesmente escolher um novo lugar; Deus realmente escolheu os lugares e nós estamos apenas seguindo”, diz Larry.

Isso já aconteceu cinco vezes nos últimos 10 anos, e a cada vez Daniel caminha ao lado dos que partem e leva leigos com ele para ajudar a construir a nova obra. O resultado foi uma mudança de vida. Os membros da Mozaika perceberam essa visão e estão ansiosos para ver o que Deus tem a seguir para eles.

“Eles estão sempre dizendo: 'Qual é a próxima? O que posso fazer? Eu quero ajudar'. Isso é simplesmente uma coisa linda”, diz Melissa.

Em busca de novos desafios para Mozaika, Larry e o Pr. Daniel começaram um centro de treinamento bíblico para pastores, e eles já têm 10 membros de igreja passando pelo programa.

Esses membros serão preparados para pastorear nos próximos anos. Eles estão orando por 10 novos lugares para começar as novas igrejas.

Além dos cultos

Melinda Williams, funcionária da IMB, ensina inglês para crianças em Tlučna. Os acampamentos em inglês têm sido uma das melhores maneiras de apresentar o Evangelho à próxima geração de tchecos.

O pastor da Mozaika, Daniel Kuč, ajuda essa equipe de crianças a vencer o cabo de guerra. Daniel está ajudando Vera e Petr Burian a começar uma nova igreja. O acampamento inglês é parte de sua divulgação à comunidade.

Christian Dajbog é um jovem de 19 anos que teve a oportunidade de ouvir o Evangelho pela primeira vez em um acampamento inglês fora de Praga quando tinha 12 anos. Ele entregou sua vida a Cristo no verão de 2020 e foi batizado por Larry Lewis.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições