
Um relatório recente do Observatório do Pluralismo Religioso mostra que a presença de igrejas evangélicas na Espanha segue em expansão, refletindo a transformação do panorama religioso no país, cada vez mais pluralista.
Segundo os dados publicados neste mês dezembro, o número de lugares de culto evangélicos chegou a 4.763 – um sinal claro de crescimento entre as minorias religiosas espanholas.
Entre as regiões com maior número de igrejas evangélicas, Catalunha lidera o ranking, com 1.010 locais de culto, seguida por Madri (855), Andaluzia (744) e a Comunidade Valenciana (510).
O observatório também aponta que, de forma geral, os espaços de culto de religiões minoritárias têm aumentado em todo o país.
Embora as igrejas católicas continuem sendo a maioria absoluta – com 22.922 lugares de culto registrados – as congregações evangélicas estão se aproximando de 5 mil, e os espaços muçulmanos de 2 mil.
Um estudo complementar, o Barômetro de Religião e Crenças na Espanha (BREC 2025), revela mudanças profundas no cenário religioso espanhol: 42% da população não se identifica com nenhuma religião, seja por indiferença (17%), agnosticismo (14%) ou ateísmo (11%).
Entre os que se declaram religiosos, o catolicismo ainda predomina (46%), enquanto outras denominações somam cerca de 8%.
Apesar de as estatísticas oficiais mostrarem certa estabilização nas tendências de crença nos últimos meses, a expansão dos lugares de culto evangélicos indica uma evolução significativa da diversidade religiosa no país.
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições