Um incêndio começou na Grenfell Tower, um prédio localizado em Londres, na manhã desta sexta-feira (14). O presidente da Associação Cristã Paquistanesa Britânica, Wilson Chowdhry, viajou até o local da tragédia para oferecer ajuda e garrafas de água às vítimas. Depois de acabar as duas caixas de água que ele tinha levado, alguns moradores locais o convidaram para assistir o incêndio. Ele conta que essa foi uma experiência muito estranha.
Os moradores ouviram gritos de ajuda e alguns até relataram que viram pessoas pulando das janelas. Embora a polícia ainda não tenha apresentado grandes fatalidades, um policial foi ouvido gritando aos fotógrafos para "ter algum respeito pelas pessoas que perderam membros da família".
As igrejas locais estão fornecendo abrigo temporário, comida e bebida. Centenas de pessoas estão desorientadas e em trauma. O prédio de 26 andares tinha 120 apartamentos e cerca de 500 pessoas podem ter permanecido dentro, antes do incêndio. Em um local, a polícia estava guiando os desabrigados para um centro onde alimentos e abrigo estavam disponíveis.
O fogo permaneceu por muitas horas, e os pedaços da decoração de plástico que ficava no exterior do prédio caíram no chão, durante todo o incêndio. O serviço de bombeiros de Londres informou que a primeira chamada foi feita em torno de 1 hora da manhã. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, classificou a tragédia como um grande incidente.
Chocadas e atordoadas
Os serviços médicos de Londres confirmaram que 50 pessoas foram levadas para cinco hospitais locais. Eles também declararam que ocorreram várias mortes, embora os números específicos ainda não tenham sido esclarecidos.
Wilson Chowdhry, presidente da Associação Cristã Paquistanesa Britânica, disse: “Quando cheguei lá, os cordões policiais ainda não haviam sido completamente implementados. Eu consegui chegar às vítimas e pude oferecer água das duas caixas que estavam na minha casa.
“As pessoas estavam chorando nas ruas, chocadas e atordoadas. Aqueles que puderam falar algo, descreveram relatos muito angustiantes de como elas escaparam dos apartamentos. Muitos me disseram que não ouviram nenhum alarme de incêndio”, disse ele.
“As pessoas ouviram explosões quando o fogo aumentou. A maioria das pessoas aprendeu sobre como lidar em casos de incêndio, mas em pânico os ensinamentos parecem não ter funcionado muito bem. Um homem me disse que o fogo começou de um dos níveis mais baixos, mas rapidamente aumentou e engoliu o edifício. Muitas pessoas ainda procuravam amigos e familiares. Foi um lugar muito perturbador. Esta situação foi acentuada quando as pessoas começaram a fugir do fogo, deixando seus telefones para trás”, contou.
“Era claro que o serviço de bombeiros não conseguia operar direito com os tubos da mangueira, elas não chegavam ao topo do prédio. Um bombeiro fora de serviço informou-me que não haviam helicópteros contra incêndio, apesar do aumento de edifícios altos. Parece que o prédio foi mal projetado, com pouca contenção do fogo, uma grande preocupação”, ressaltou.
Oração
“O fogo acabou de acalmar, e todos nós oramos para que o edifício não caísse, pois está no meio de uma área muito povoada. Se ele tivesse caído, teria derrubado uma academia recém-construída e uma escola secundária local. Isso pode não parecer importante no momento, mas o fato de que esse risco se tornou maior devido a um incêndio rapidamente crescente do edifício que parece ter pouca proteção contra incêndio, deve preocupar a todos”, disse ele.
“Estarei orando pelos sobreviventes que estão em choque e pelo consolo de todos aqueles que estão sofrendo, além dos familiares e amigos perdidos. Por favor, orem pelas pessoas, especialmente crianças, traumatizadas por este evento e que agora estão desabrigadas. Ore para uma cura rápida para aqueles que sofreram e para os serviços de emergência que cuidaram das vítimas durante a noite. Ore por consolo para as famílias que perderam entes queridos”, concluiu.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições